A maquiagem de caracterização cênica no currículo da formação profissional e cidadã

Resumo

Este artigo trata de uma pesquisa em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas - Mestrado Profissional - da UNIRIO. O trabalho está em sua fase inicial de escrita. O desenvolvimento se dá a partir de um memorial analítico a respeito de experiências da artista-pesquisadora-docente, de 2016 até o ano atual. Durante esse período, dentro das salas de aula, emergiram necessidades coletivas que ressignificaram o ensino das técnicas de maquiagem, problematizaram a hierarquização dessa linguagem em relação a outros signos cênicos e evocaram processos criativos a partir de relações socioculturais entre a pele e a maquiagem. Sob uma perspectiva pedagógica de inclusão e democratização na representação da diversidade de corpos e gêneros, as questões mencionadas foram incluídas como protagonizadoras do ensino da maquiagem de caracterização. A partir disso, dispararam uma transformação metodológica para os componentes curriculares dessa linguagem artística. A pesquisa analisa esse movimento em uma instituição pública de Minas Gerais, buscando revelar suas diferentes possibilidades metodológicas e como se deu tal transformação no processo de ensino. Entre os aportes teóricos estão autores como David Le Breton, Mona Magalhães, Patrice Pavis, Paulo Freire, Henri-Pierre Jeudy e Adriana Vaz Ramos. 

Biografia do Autor

Solange de Cássia Paula, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Mestranda do programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas – PPGEAC, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, tendo como orientadora a Professora-doutora Mona Magalhães, também maquiartista e atriz. trabalha como docente desde 2001. Docente no Curso de Figurino da Escola de Tecnologia da Cena – Centro de Formação Artística e Tecnológica - CEFART/Palácio das Artes (MG) e coordena cursos técnicos no eixo Tecnológico, Produção Cultural e Design do Centro Interescolar Arte, Cultura, Linguagens e Tecnologia - CICALT/SEEMG. Atua artisticamente desde 1999 até o momento presente: como atriz no teatro e no cinema, como bailarina flamenca, como maquiartista e figurinista em espetáculos cênicos, no audiovisual e na dança.

Referências

BRETON Le, David. Rostos: ensaio de antropologia. Trad.: João Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis: Vozes, 2019.

DESIDERI, Márcio Ricardo. Desterritórios nas artes visuais: o campo híbrido do(da) maquiartista, em redes de criação compartilhadas. São Paulo: Rebento, 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

JEUDY, Henri-Pierre. O corpo como objeto de arte. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.

MAGALHÃES, Mônica Ferreira. Maquiagem e pintura corporal: uma análise semiótica. 2010. 237 fl. Tese - Estudos Linguísticos, Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2010.

PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança, dança-teatro, cinema. Tradução de Sérgio Sálvia Coelho. 2a edição. São Paulo: Perspectiva, 2011.

RAMOS, Adriana Vaz. O design de aparência de atores e a comunicação em cena.

São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2013.

Publicado
2021-12-16
Seção
Poéticas Espaciais, Visuais e Sonoras