Palhaço improvisador itinerante: um estudo em trânsito

  • Thalita Maia Pereira Lino Unespar - Universidade Estadual do Paraná
  • Diego Elias Baffi Unespar - Universidade Estadual do Paraná

Resumo

A combinação da análise da Palhaçaria Itinerante vinculada à linguagem da improvisação cênica é o centro desta pesquisa. O intuito é descrever o processo de construção da figura da palhaça Kokerani, e como a sua lógica é estabelecida, usando ferramentas de improvisação tanto nos treinamentos em sala quanto para criação de jogos nas ruas da cidade de Curitiba. Para tanto, paralelamente à construção da figura do palhaço, investiga-se o desenvolvimento de um número pessoal e experimentos no espaço público em período pandêmico, os desafios consistiram em encontrar formas seguras para criar relações com os lugares, territórios de jogo e improvisações com elementos fixos e móveis do espaço, sempre observando quais as alterações que a presença de Kokerani causa nos ambientes.

Biografia do Autor

Thalita Maia Pereira Lino, Unespar - Universidade Estadual do Paraná

Graduanda de Licenciatura em Teatro pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – Campus de Curitiba II/ Faculdade de Artes do Paraná (FAP); voluntária pelo Programa de Iniciação Científica da mesma universidade; Atriz e Improvisadora - SATED/PR 32018.

Diego Elias Baffi, Unespar - Universidade Estadual do Paraná

Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (2004), Mestre em Artes pela mesma universidade (2009) e Doutor pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2019). Professor efetivo da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Curitiba campus II (FAP). 

Referências

BAFFI, Diego Elias. Olha o palhaço no meio da rua: o palhaço itinerante e o espaço público como território de jogo poético. Orientador: Renato Ferraccini. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens – a máscara e a vertigem. Lisboa: Cotovia, 1967.

ERA Preciso Ouvir Outras Vozes. Direção: Luana Proença. Produção: Guilherme Angelim. Brasília: Guinada Produções, 2019. 1:55:50. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EviKrWSU2cY. Acesso em: 25 mar. 2021.

FERRACCINI, Renato. Café com queijo: corpos em criação. Campinas: Editora Hucitec, 2006.

MUNIZ, Mariana Lima. Improvisação como espetáculo: processo de criação e metodologias de treinamento do ator-improvisador. 1a ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.

ONDE está a graça? A arte do palhaço com Márcio Libar - Papos de Circo. Direção: Lucas Gardezani Abduch. Gravação de Lucas Gardezani Abduch. São Paulo: [s. n.], 2015. 4:56. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FzAiJ0ftMac. Acesso em: 25 mar. 2021.

SOUZA, Claudia Funchal Valente de. O Corpo Cômico em Jogo: um estudo sobre a improvisação do palhaço. Orientador: Mário Fernando Bolognesi. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes) - UNESP, São Paulo, 2011.

Publicado
2021-12-16
Seção
Pesquisas de Graduação