A música em cena: um olhar para a música em espetáculos Brechtianos

Resumo

Neste texto, a autora analisa a música empregada nos espetáculos brechtianos. A pesquisa realizada para esse estudo se deu por meio de uma revisão bibliográfica sobre o tema, tendo como referência principal as publicações de Bertolt Brecht, Anatol Rosenfeld, Geraldo Martins, John Willet, Davi de O. Pinto. Com este trabalho, busca contribuir, ao evidenciar e refletir sobre o trabalho de Bertolt Brecht, a partir das músicas presentes em seus espetáculos.


Biografia do Autor

Ana Paula Milagres Tostes, Universidade Federal de São João del Rei
Graduanda em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de São João del Rei. É estudante do curso de Sonoplasta da Escola de Tecnologia da Cena - CEFART (Fundação Clóvis Salgado). É bolsista voluntária pelo Programa Residência Pedagógica pela UFSJ (2020 - 2022). Formou-se no Curso Preparatório para Atores da Plataforma Rotunda em 2017.
Carina Maria Guimarães Moreira, Universidade Federal de São João del Rei

Professora do Departamento de Artes da Cena e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ e coordenadora do Coletivo Fuzuê de Teatro e do Núcleo de Estudos em Teatro Político do Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena (CNPq) – NETEP/GPHPC, do qual também é vice-líder.

Referências

BERTOLT, Brecht. Estudos sobre teatro. Tradução de Fiama Pais Brandão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. .

FURTADO, Marli Teresinha. Bertolt Brecht e o Teatro Épico. Revista Fragmentos UFSC - Santa Catarina. 1995. .

JÚNIOR, Geraldo Martins Teixeira. Dramaturgia, gestus e música - Estudos sobre a colaboração de Bertolt Brecht, Kurt Weill e Hanns Eisler, entre 1927 e 1932. Brasília, DF, 2014. (Doutorado em Processos Composicionais para Cena) - Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade de Brasília, UNB, 2014. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/18099/1/2014_GeraldoMartinsTeixeiraJúnior.pdf.

ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.

ROUBINE, J.-J. A linguagem da encenação teatral. Tradução de Yan Michalski. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

STANISLAVSKI, Konstantín. El trabajo del actor sobre sí mismo en el proceso creador de la encarnación. De la traducción: Jorge Sarra. 1. ed. Barcelona: Alba Editorial. 2009.

Publicado
2021-12-16
Seção
Pesquisas de Graduação