Dança clássica: por uma metodologia de ensino mais consciente

Resumo

A presente pesquisa de PIBIC partiu da hipótese de que há deficiências teóricas e práticas na formação dos professores de Dança Clássica que afetam tanto os profissionais quanto aqueles ainda em formação. Propôs uma reflexão sobre as formas de ensinar Dança Clássica, contribuindo para que docentes tenham mais consciência das habilidades necessárias ao ensino. A pesquisa objetivou analisar conteúdos práticos e teóricos de Dança Clássica, como métodos e metodologias de ensino, bibliografias, técnicas específicas e conteúdos complementares como Anatomia, História da Dança, Fundamentos da Música e Didática. A discussão dos conteúdos foi desenvolvida com voluntários, por meio de plataformas digitais, e contou, ocasionalmente, com a participação de professores especializados nos temas de interesse da pesquisa. Ressalta-se que, além das discussões teóricas, os encontros também visaram ao desenvolvimento de práticas ligadas à pesquisa e ao aperfeiçoamento docente.

Biografia do Autor

Ítalo Fernando da Silva Prado, Instituto Federal de Brasília - IFB

Licenciando em Dança (IFB). Bolsista PIBIC IFB. Graduação em História não concluída. Curso técnico em piano erudito em andamento.

Juliana Cunha Passos, Instituto Federal de Brasília - IFB

Docente da Licenciatura em Dança - IFB. Doutora e Mestre em Artes da Cena - Unicamp. Bacharel e Licenciada em Dança - Unicamp.

Referências

ANDERSON, Jack. A Dança. Lisboa/São Paulo: Editorial Verbo, 1978.

BALDI, Neila. Entrelaçando teorias para aprenderensinar ballet clássico. In: FERREIRA, Rousejanny e SANTOS, Eleonora (org). Pesquisa em Ballet no Brasil: panoramas sobre história, ensino e cena. Editora IFG e Editora IFRN, 2020. p. 93-106.

FERREIRA, Rousejanny da Silva. Formação do Professor de ballet em Goiânia: considerações sócio-histórico-artísticas da Dança. Monografia apresentada para a conclusão do curso de Licenciatura em Educação Física - ESEFFEGO, Goiânia, 2006.

MENDES, Miriam G. A Dança. São Paulo: Editora Ática, 2001.

RESENDE, Tassiana. Outros olhares para o ensino do balé clássico. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Pedagogias da Dança – PUC Goiás, Goiânia, 2010. Disponível em: https://ceafi.edu.br/site/wp-content/uploads/2019/06/outros olhares-para-o-ensino-do-ballet-clsico.pdfAcesso em: 15.08.21.

Endereços eletrônicos

https://www.escolabolshoi.com.br/grade-curricular. Acesso em: 15.08.21

Publicado
2021-12-16
Seção
Pesquisas de Graduação