Aqui Dançando… Ali Cantando… Acolá Batucando… Além mar vou CONTANDO: A Oralitura na Narração de História da Tradição Afro-Alagoana Mané do Rosário

Resumo

O presente estudo busca elaborar considerações iniciais sobre atividades pedagógicas que relacionem a tradição afro-alagoana Mané do Rosário ao processo de narração de histórias no contexto escolar. A Escola Municipal Dr. Pompeu Sarmento, localizada na cidade de Maceió/Alagoas é o campo de abrangência da pesquisa, cujo interesse concentra-se no grupo constituído pelos estudantes do quarto ano. Pretende-se observar as performances da oralidade presentes na manifestação Mané do Rosário, a fim de desenvolver-se, por meio desta tradição, práticas que se vinculem aos saberes culturais decoloniais e às ações de enfrentamento ao racismo, conforme orientações das diretrizes legais para o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira na escola.

Biografia do Autor

Ana Paula da Silva Santos, Universidade Federal da Paraíba
Professora de Artes Cênicas pela Prefeitura Municipal de Maceió (vínculo efetivo). Mestranda em Artes pelo Programa de Mestrado Profissional em Artes - UFPB (2021). Especialização (2008) e Graduação em Artes Cênicas/ Licenciatura em Teatro (2005) pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Integra o Grupo de Pesquisa Cena Preta - Quilombo (UFPB) e desenvolve projetos de promoção à educação das relações étnico-raciais  na Feira Literária de Marechal Deodoro (FILMAR).
Victor Hugo Neves de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Professor do Departamento de Artes Cênicas e do Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES) da UFPB. Coordenador do Grupo de Pesquisa Cena Preta - Quilombo e do Coletivo de Dança Redemoinho/UFPB. E-mail: victor.neves@academico.ufpb.br

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Publicado
2021-12-16
Seção
O Afro nas Artes Cênicas: performances afro diaspóricas em uma perspectiva de decolonização