Estudos da presença cênica nas diferentes abordagens de Eugenio Barba e Arthur Lessac

Resumo

A pesquisa versa sobre a presença cênica no trabalho do ator, a partir do pensamento de Eugenio Barba e Arthur Lessac. Através da revisão literária das obras do encenador italiano em paralelo ao estudo teórico-prático da obra do pedagogo norte-americano, serão analisadas as diferentes perspectivas sobre esta temática. Objetiva-se criar um diálogo entre os princípios elementares das propostas dos autores, aplicados, no caso de Barba, ao trabalho dos atores no teatro contemporâneo, em especial ao que o autor discorre acerca da dilatação corporal, e, no caso de Lessac, à sua abordagem de treinamento da performance, principalmente o que se relaciona ao estado energético de Interenvolvimento. O diálogo é também alimentado pelas considerações de Júlia Varley e Renato Ferracini.

Biografia do Autor

Carolina Nogueira Queder, Universidade Federal da Grande Dourados
Acadêmica do 10º semestre de Artes Cênicas pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Maria Regina Tocchetto de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados
Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Estudos em Teatro pela Universidade de Lisboa e Bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Practitioner pelo Lessac Training & Research Institute (LTRI), é atriz, encenadora e professora efetiva no Curso de Artes Cênicas na Universidade Federal da Grande Dourados (MS). Integrante do Núcleo Teatral Isadora (MS).

Referências

BARBA, E. A Canoa de Papel: Tratado da Antropologia Teatral. 3 edição. Brasília: Teatro Caleidoscópio e Editora Dulcina, 2012.

BARBA, E. e SAVARESE, N. A arte secreta do ator: um dicionário de Antropologia Teatral. São Paulo: É Realizações, 2012.

BARBA, E. O quarto fantasma. Urdimento - Revista De Estudos Em Artes Cênicas, v. 1, n. 9, dez./2007.

BARBA, E. Um amuleto feito de memória: significado dos exercícios na dramaturgia. Revista LUME, pág. 29-34, v. 1, n. 1 (2012).

FERRACINI, R. A presença não é um atributo do ator. Disponível em: http://www.portal.anchieta.br/revistas-e-livros/curso_letras/sumario/sumario_renato_ferracini.pdf Acessado em: 13/03/2021.

FERRACINI, R. FEITOSA, C. A questão da presença na filosofia e nas artes cênicas. Revista Ouvirouver. Uberlândia, v. 13, n. 1, p. 106-118, jan/jul.2017.

LESSAC, A. Body Wisdom: the use and training of the human body. New York: Lessac Research, 1978.

LESSAC, A. e KINGHORN, D. Essencial Lessac: honoring the familiar in body, mind, spirit. Barrington, NH: RMJ Donald - Fine Books and Plays, 2014.

LESSAC, A. The use and training of the human voice: a bio-dynamic approach to vocal life. Foreword by Frank Langella – 3rd ed, 1996.

LESSAC TRAINING & Research Institute. Disponível em: https://www.lessacinstitute.org/ltri-timeline

OLIVEIRA, M. R. T. de.. As energias corporais no trabalho do actor. 2008. 103f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Teatro) – Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa. 2008. Disponível na Biblioteca Carlos Barbosa do Instituto de Artes da UFRGS.

OLIVEIRA, M. R. T. de. Arthur Lessac: um ensaio sobre as energias corporais no treinamento do ator. Revista Brasileira de Estudos da Presença. Porto Alegre, v. 3, n. 2, p. 582-600, maio/ago.2013.

OLIVEIRA, M. R. T. de. O estado de sintonia para a atuação articulado a partir de elementos do Treinamento Kinesensic de Lessac. 2020. 230 f. Tese (Doutorado) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.

STRAZZACAPPA, M. Educação Somática e Artes Cênicas: princípios e aplicações. Campinas/SP: Papirus, 2017.

VARLEY, J. Pedras d´água: bloco de notas de uma atriz do Odin Teatret. Tradução de Juliana Zancanaro e Luciana Martuchelli. – Brasília: Teatro Caleidoscópio, 2010.

Publicado
2021-12-16
Seção
Pesquisas de Graduação