A luz entre a ficção e a realidade no espaço pirandelliano: questões e conclusões de um processo de pesquisa

Resumo

A presente comunicação apresenta os resultados e as questões de adaptação à situação da pandemia de COVID-19 da pesquisa “Iluminação Cênica e Metateatro: o fazer e o pensamento da iluminação entre o real e o ficcional” (2018-2021), financiada pelos editais Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 – Universal/CNPq e EDITAL 001/2018 - Demanda Universal/FAPEMIG. Na presente pesquisa foram analisados e experimentados em laboratórios as propostas de iluminação cênica presentes na estruturação de algumas peças metateatrais de Luigi Pirandello - Sei personaggi in cerca d'autore (1921), Ciascuno a suo modo (1924) e Questa sera si recita a soggetto (1930). Além das dramaturgias, também foram analisadas as encenações de Sei personaggi in cerca d'autore, em 1925, e Ciascuno a suo modo, em 1926, dirigidas por Luigi Pirandello no período que atuou como Capocomico da Compagnia del Teatro d’Arte di Roma, entre os anos de 1924 e 1928. Os resultados das análises foram debatidos e experenciados na construção de modelos 3D construídos de forma remota, como imposto pela pandemia de COVID-19; estes serão apresentados como amostragens dos debates históricos e teóricos sobre a iluminação moderna estudados pelo projeto na investigação dos modos de pensar e fazer a luz para cena, e vice-versa, no início do século XX.

Biografia do Autor

Berilo Luigi Deiró Nosella, Departamento de Artes da Cena Universidade Federal de São João del Rei
Professor dos Cursos de Graduação de Licenciatura e Bacharelado em Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do Departamento de Artes da Cena da Universidade Federal de São João del Rei-UFSJ
Laura de Paula Resende, Universidade Federal de São João del-Rei
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ, bolsista CAPES.

Referências

KANDINSKY, Wassily. Do espiritual na arte. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

PIRANDELLO, Luigi. Cada um a seu modo (Trad. Pérola de Carvalho e J. Guinsburg). In: GUINSBURG, Jacó. Pirandello: do teatro no teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

PIRANDELLO, Luigi. Sei personaggi in cerca d’autore, Ciascuno a suo modo e Questa sera si recita a soggetto. In Maschere nude. v. III. 7. ed. a cura di Alessandro D’Amico. Milano: Garzanti Libri, 2015. (e-book).

Publicado
2021-12-16
Seção
Poéticas Espaciais, Visuais e Sonoras