Os jogos no ensino do teatro e artes integradas pela internet

Resumo

Este trabalho apresenta o programa de ações formativas em teatro e artes integradas (PAFT), realizado por meio do ensino remoto. Interessa-nos investigar a presença social de professoras e professores da educação básica em exercício, a partir da prática de jogos tradicionais e teatrais pela internet, em aulas síncronas e assíncronas. As professoras e professores, sujeitos da pesquisa, em sua grande maioria não possuem nenhum tipo de formação em arte, e ministram aulas nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Foi realizado um curso de formação em teatro e artes integradas com nove turmas distintas, por meio do ensino remoto utilizando o aplicativo Zoom Meet. Os encontros foram gravados e o material está sendo utilizado nas análises, reflexões e elaboração da pesquisa. As referências utilizadas na pesquisa dialogam entre si no que tange a Presença social (OBANA e TORI, 2010; COELHO E TEDESCO, 2017), tecnologia digital (DUBATTI, 2020; FOLETO 2011) e o ensino de jogos tradicionais e teatrais (BRASIL, 2018; PEREIRA, 2012; SPOLIN, 2010). Espera-se construir, no espaço virtual, um campo fértil de discussões em torno das práticas teatrais e das artes integradas e a sistematização de uma metodologia de trabalho com professoras e professores não especialistas em arte.

Biografia do Autor

Reginaldo dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Artes da UFMG com orientação do professor Maurilio Andrade Rocha. Bolsista CNPq.
Maurilio Andrade Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor Associado da Escola de Belas Artes e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Artes da UFMG. Coordenador do Mestrado Profissional em Artes – ProfArtes – na UFMG.

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Publicado
2021-12-16
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas