Minha tecitura: um encontro em performance de cinco gerações de mulheres de uma mesma família

Resumo

Este trabalho insere-se no contexto de estudos da-sobre a mulher. Esta escrita é parte de uma pesquisa de doutoramento, que tem como objetivo refletir, discutir e performar acerca da relação em rede de suporte entre mulheres que se torna um trampolim para criação em Performance Arte. O recorte deste texto trata dos protagonismos presentes entre cinco gerações de mulheres de uma mesma família entrelaçando suas vivências com as quatro ondas do movimento feminista no Brasil. O intento busca atrelar as características principais do movimento nos séculos XX e XXI às características de uma pesquisa em arte contemporânea centralizada nas figuras femininas supracitadas. O estudo debruça-se sobre a autobiografia como procedimento metodológico afim de conectar-se com as memórias e vivências das mulheres expostas na pesquisa. No que se refere ao contexto sociocultural são referendados autores como DAFLON (2019) e LOURO (1997). A abordagem feminista recai em autoras como PEDRO (2004) e FERREIRA (2015). Para tanto, a reflexão escrita aborda a análise de uma Vídeo-Performance intitulada Minha Teciturapara relacioná-la com a revisão bibliográfica acerca do feminismo e suas respectivas quatro ondas. A pesquisa está em andamento e, até o momento, considera-se que a arte entrelaçada a saberes-fazeres de campos diversos contribui tanto para a expansão da arte contemporânea quanto para marcar os campos de resistência pela via da elaboração poética.

Biografia do Autor

Marcella Nunes Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Marcella Nunes Rodrigues, Doutoranda e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (UFSM). Graduada em Dança Bacharelado (UFSM). Participante do grupo de pesquisas Performances: arte e cultura, vinculado ao CNPQ. Desenvolve pesquisas relacionadas à Dança e a Performance Arte, atreladas ao feminino. Email: marcellanunesrodrigues@gmail.com

Gisela Reis Biancalana, Universidade Federal de Santa Maria

Gisela Reis Biancalana, Professora do Centro de Artes e Letras e membro permanente do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais (PPGART), ambos na UFSM. Mestre e Doutora em Artes pela UNICAMP.  É líder do grupo de pesquisas Performances: arte e cultura, vinculado ao CNPQ. Entre os anos de 2014-2015 realizou pós-doutoramento na De Montfort University, Leicester, UK. Email: giselabiancalana@gmail.com

Bruna Leticia Potrich, Universidade Federal de Santa Maria
Bruna Leticia Potrich, mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (UFSM). Bolsista CAPES. Graduada em Dança Licenciatura (UFSM). Integrante do grupo de pesquisas Performances: arte e cultura, vinculado ao CNPQ. Email:brunaleticiapotrich@gmail.com

Referências

ARCHER, Michael. Arte contemporânea- uma história concisa. São Paulo, Editora Martins Fontes. Tradução Alexandre Krug e Valter Lellis Siqueira, 2001.

DAFLON, Verônica Toste. Dilemas e perspectivas dos feminismos no Brasil contemporâneo. Revista Sociologia e Antropologia, v. 9, jan-abr, 2019, p. 315-325.

FERREIRA, Carolina Branco de Castro. Feminismos Web: linhas de ação e maneiras de atuação no debate feminista contemporâneo. Dossiê: percursos digitais: corpos, desejos, visibilidades. Cadenos Pagu (44), jan-jun, 2015.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petropolis RJ: Vozes, 1997.

MEDEIROS, Maria Beatriz. Performance artística e tempo. In: Tempo e Performance. Brasília: Editora da Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília, 2007.

MELIM, Regina. Performance nas Artes Visuais. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2008.

PEDRO, Joana. O feminismo de segunda onda: corpo, prazer e trabalho. In: PINSKY, Carla; PEDRO, Joana. Nova história das mulheres. 1º Edição: Editora Contexto, 2004, p. 239-257.

PINTO, Céli Regina Jardim. Uma história do feminismo no Brasil. São Paulo, Editora Perseu Abramo, 1º Edição, 2003.

ROCHA, Fernanda Mota. A quarta onda do movimento feminista: o fenômeno do ativismo digital. Dissertação de Mestrado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2017.

TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: Performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte, Editora UFMG. Tradução Eliana Lourenço de Lima Reis, 2013.

Publicado
2021-12-20
Seção
Mulheres da Cena