Mulheres em cena – dimensão política do eu

Resumo

Esse artigo é parte da pesquisa de pós-doutorado, realizado pela autora na ECA-USP, na qual analisa a perspectiva política de trabalhos cênicos que exploram memórias e experiências pessoais, estruturando suas dramaturgias por meio do depoimento. Considera as apresentações da Mostra artística Mulheres em Cena, como disparadoras desse estudo para investigar o conceito de lugar de fala, o binômio público-privado e a cena depoimento. Dessa perspectiva, aborda de que maneira a leitura dos corpos compõe a dramaturgia das obras e trada de aspectos que dizem respeito às elaborações cênicas de práticas artísticas dessa natureza.

Biografia do Autor

Vanessa Freitas de Paiva Macedo, USP. Departamento de Artes Cênicas. Escola de Comunicações e Artes
Doutora pela ECA/ USP e pós-doutorando nesta mesma instituição.  Diretora, coreógrafa e bailarina da Cia Fragmento de Dança de São paulo/SP.

Referências

ALCOFF, Linda. Uma epistemologia para a próxima Revolução. Revista Sociedade e Estado, Brasília, DF, vol. 31, n. 1, p. 129-143, jan./abr. 2016.

ALCOFF, Linda. The problem of speaking for others, Cultural Critique, n. 20, p.5-32, 1991-1992. Disponível em: https://depts.washington.edu/egonline/wordpress/wp-content/uploads/2010/05/Alcoff-Reading.pdf. Acesso em: 14 ago. 2021.

Canal Youtube Cia Fragmento de Dança. Bate papo – Mulheres em cena – Encontro 1. Disponível em https://youtu.be/UWr8Jhbae1I. Acesso em: 14 ago. 2021. Transmitido em 1 fev.2020. Dur: 2h10 min.

___ Bate papo – Mulheres em cena – Encontro 2. Disponível em < https://youtu.be/e7Qz95N56CE. Acesso em: 14 ago. 2021. Transmitido em 2 fev.2020. Dur: 1h58 min.

___Mulheres em cena – novembro 2020. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ciOeTe-bhII Acesso em 14 ago. 2021. Transmitido em 15 jun. 2021. Dur:2min. 53 seg.

CARLSON, Marvin. Performing the self. Modern Drama. v. 39, n. 4, p. 599-608. Toronto: University of Toronto press, 1996.

CARVALHO, Renata. Corpo sua autobiografia. Canal Youtube Terremoto México. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=_CGg0WCNOCM. Acesso em: 06/08/2021. Transmitido em 6 mai. 2021. Dur:41m17seg.

LEITE, Janaina Fontes. Autoescrituras performativas: do diário à cena. 1° ed. São Paulo: Perspectiva, 2017.

OYĚWÙMÍ, Oyèrónkẹ́. The invention of women: making na African sense of western gender discourses. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1997.

___ Visualizing the Body: Western Theories and African Subjects in: COETZEE, Peter H.; ROUX, Abraham P.J. (eds). The African Philosophy Reader. New York: Routledge, 2002, p. 391-415. Tradução para uso didático de Wanderson Flor do Nascimento. Disponível em https://filosofia-africana.weebly.com/uploads/1/3/2/1/13213792/oy%C3%A8r%C3%B3nk%E1%BA%B9%CC%81_oy%C4%9Bw%C3%B9m%C3%AD_-_visualizando_o_corpo.pdf Acesso em 13/08/2021.

RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala (coleção feminismos plurais). São Paulo: Pólen Livros, 2019.

___ [Sem título] São Paulo. 13 de mai. 2021, Instagram @liliaschwarcz. Disponível em https://www.instagram.com/tv/CO1Eai4nlhR/ Acesso em 12/08/2021

SANTANA, Mainá. Crescer ao Rés do RisKo. No Baile, encontrar refúgio da infeliz certeza de que Todos Te Amam Até Você Se Assumir Preta. Arquivos de Okan. Disponível em: https://www.arquivosdeokan.com.br/cresceraoresdorisko. Acesso em 14/08/2021.

SIBILIA. Paula. O Show do eu – a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.

Publicado
2021-12-16
Seção
Mulheres da Cena