K-pop: práticas de ensino aprendizagem a partir da apropriação e ressignificação do movimento
Resumo
Este texto traz uma comparação entre o ensino-aprendizagem tradicional do K-Pop e os atravessamentos de práticas corporais verbais vivenciadas dentro do curso de Licenciatura em Dança da UFPel. Busca compreender como essas práticas guiadas pela voz, que vão contra a supremacia da visão no âmbito da dança, afetam os corpos dos bailarinos de K-Pop, os quais estão acostumados com a visualização e reprodução dos movimentos através de vídeos. Ao longo do texto o conceito K-Pop é explicado juntamente com seu envolvimento na dança a partir da autora Camila Martins. O estudo é desenvolvido por uma metodologia que articula pesquisa da prática artística e auto-etnografia com base em Mônica Dantas e Sylvie Fortin. A pesquisa acontece por meio de reflexões e problematizações acerca da reprodução, apropriação, ressignificação e potencialização de movimentos codificados e pré-estabelecidos. Tais problematizações são resultantes de práticas de escuta do corpo, e de diálogo com outros estudos da dança, tais como os desenvolvidos por Jussara Miller, que trabalham com abordagens da educação somática.
Referências
CRUZ, Caio Amaral da. É preciso falar coreano? uma análise cultural do kpop no brasil. 2016.
FORTIN, Sylvie; MELLO, Trad Helena. Contribuições possíveis da etnografia e da auto-etnografia para a pesquisa na prática artística. Cena, n. 7, p. 77, 2009.
GONÇALVES, Alanna Izadora F. A popularização global da cultura hallyu como fator de impacto no turismo sul-coreano. ANAIS DA III MOSTRA CIENTÍFICA DO EBTUR, p. 5.
MARTINS, Camila da Silva. Trajetórias formativas e processos de profissionalização de bailarinos kpop na cidade de Porto Alegre (de 2016 a 2019). 2019.
MESSERLIN, P. A; SHIN, W. The K-pop Wave: an economic analysis. Seoul: 2013. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2294712. Acesso em: 17 jul. 2021.
MILLER, Jussara. Dança e educação somática: a técnica na cena contemporânea. WOSNIAK, Cristiane. MARINHO, Nirvana (Org.) Seminários de Dança: O avesso do avesso do corpo, educação somática como práxis. Joinville: Nova Letra, p. 147-161, 2011.