K-pop: práticas de ensino aprendizagem a partir da apropriação e ressignificação do movimento

Resumo

Este texto traz uma comparação entre o ensino-aprendizagem tradicional do K-Pop e os atravessamentos de práticas corporais verbais vivenciadas dentro do curso de Licenciatura em Dança da UFPel. Busca compreender como essas práticas guiadas pela voz, que vão contra a supremacia da visão no âmbito da dança, afetam os corpos dos bailarinos de K-Pop, os quais estão acostumados com a visualização e reprodução dos movimentos através de vídeos. Ao longo do texto o conceito K-Pop é explicado juntamente com seu envolvimento na dança a partir da autora Camila Martins. O estudo é desenvolvido por uma metodologia que articula pesquisa da prática artística e auto-etnografia com base em Mônica Dantas e Sylvie Fortin. A pesquisa acontece por meio de reflexões e problematizações  acerca da reprodução, apropriação, ressignificação e potencialização de movimentos codificados e pré-estabelecidos. Tais problematizações são resultantes de práticas de escuta do corpo, e de diálogo com outros estudos da dança, tais como os desenvolvidos por Jussara Miller, que trabalham com abordagens da educação somática.

Biografia do Autor

Bianca Mendes Ascari, Universidade Federal de Pelotas
Artista da cena, graduanda no curso de Dança - Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bolsista de extensão pelo Projeto de Extensão e Pesquisa Tatá Núcleo de Dança-Teatro.

Referências

CRUZ, Caio Amaral da. É preciso falar coreano? uma análise cultural do kpop no brasil. 2016.

FORTIN, Sylvie; MELLO, Trad Helena. Contribuições possíveis da etnografia e da auto-etnografia para a pesquisa na prática artística. Cena, n. 7, p. 77, 2009.

GONÇALVES, Alanna Izadora F. A popularização global da cultura hallyu como fator de impacto no turismo sul-coreano. ANAIS DA III MOSTRA CIENTÍFICA DO EBTUR, p. 5.

MARTINS, Camila da Silva. Trajetórias formativas e processos de profissionalização de bailarinos kpop na cidade de Porto Alegre (de 2016 a 2019). 2019.

MESSERLIN, P. A; SHIN, W. The K-pop Wave: an economic analysis. Seoul: 2013. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2294712. Acesso em: 17 jul. 2021.

MILLER, Jussara. Dança e educação somática: a técnica na cena contemporânea. WOSNIAK, Cristiane. MARINHO, Nirvana (Org.) Seminários de Dança: O avesso do avesso do corpo, educação somática como práxis. Joinville: Nova Letra, p. 147-161, 2011.

Publicado
2021-12-18
Seção
Pesquisas de Graduação