O vestido da cigana: práticas de sustentabilidade ambiental, cultural e econômica

Resumo

O que a veste revela sobre a pessoa vestida? Ao considerar os hábitos de vestimenta nos termos das sociedades globalizadas, a resposta é empobrecida de cultura, valores humanizados e respeito ao meio ambiente. O vestido da cigana em si se constituiu como uma realização artística e de fabricação artesanal, que objetivou a valorização da cultura afro-brasileira e dos materiais de origem vegetal, e buscou representar a mulher que conhece e cuida do próprio corpo, que veste a própria cultura e cuida da natureza. O método de verificação da fabricação de arte técnica foi desenvolvido no ateliê de costura, considerado como laboratório de análises de materiais e tecnologias. A fundamentação teórica se desenvolveu a partir dos estudos de Patricia Rieff Anawalt em A história mundial da roupa, para análise da cultura da confecção da veste de origem africana; as análises de Patrice Pavis em Dicionário da performance e do teatro contemporâneo, contribuíram para questionamentos provocativos acerca das relações econômicas no tempo presente, e os estudos de Hebert Read em A educação pela arte, colaboraram para que a produção e o consumo do vestuário fossem compreendidos como aprimoramento cultural e educacional.

Biografia do Autor

Regilan Deusamar Barbosa Pereira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Regilan Deusamar Barbosa Pereira é cenógrafa, figurinista, costureira e doutora formada em 2018 pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – PPGAC-UNIRIO. Entre setembro de 2019 e julho de 2020 atuou como professora substituta das disciplinas de cenografia e indumentária no Curso de Teatro da Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ. Atualmente é pesquisadora associada ao Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana da UNIRIO e integrante do Grupo Transdisciplinar de Pesquisa em Artes, Culturas e Sustentabilidade – GTRANS da UFSJ.

Referências

ANAWALT, PatriciaRieff.A história mundial da roupa. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011.

BOAL, Augusto. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

DUARTE, Claudia Renata. A tecelagem manual no Triângulo Mineiro: história e cultura material. Uberlândia: EDUFU, 2009.

GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GUITTON, Pedro. Economia criativa: 40 ferramentas consagradas para analisar e projetar cenários. Rio de Janeiro: Rio Books, 2019. 2ª ed.

KUYVEN, P. S.; GAIGER L. I.; SILVA, S. P. Aspectos sociolaborais dos trabalhadores aderentes a empreendimentos de economia solidária no Brasil. In: SILVA, S. P. (org.). Dinâmicas da economia solidária no Brasil: organizações econômicas, representações sociais e políticas públicas. Brasília, IPEA, 2020, p. 83-98. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=37244&Itemid=448 Acessado em13/08/2021.

MÉSZÁROS, István. A educação além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.

PAVIS, Patrice. Dicionário da performance e do teatro contemporâneo.São Paulo: Perspectiva, 2017.

READ, Herbert. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001. (Coleção A)

SILVA. E. Ela transformou crochê em negócio e exporta as peças até para a Europa. Universa Uol: 19 de maio de 2021. Entrevista concedida à Júlia Flores. Disponível em: https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2021/05/19/ela-cria-pecas-de-croche-para-exportacao.htm?cmpid=copiaecola Acessado em 13/08/2021.

Publicado
2021-12-16
Seção
Estudos da Performance