Dos fundamentos Bartenieff ao corpo monstro: diálogos entre a preparação técnica do intérprete e a criação em dança

  • Marcos Buiati Universidade de Brasília

Resumo

Apresento aqui um relato de experiência do projeto “Os Fundamentos Bartenieff e seus desdobramentos no ensino, composição coreográfica e dramaturgia em dança”, realizado no Instituto Federal de Brasília de 2017 a 2019. A pesquisa se realizou em duas frentes: a primeira, consistiu no estudo e na análise dos fundamentos Bartenieff com posterior investigação das relações entre estes e as atividades de ensino-aprendizagem em dança; e a segunda frente, que se debruçou sobre a pesquisa de linguagem em dança, a partir de estudos que inter-relacionavam os fundamentos Bartenieff e a construção do corpo cênico. Foram investigadas as relações entre a preparação técnica do intérprete e a produção coreográfica em dança, a partir da articulação entre os princípios do método e a construção de um corpo cênico expressivo. A pesquisa produziu diversos produtos artísticos coreográficos que foram apresentados como resultado. Ao fim do projeto, começou-se a delinear a construção da ideia de corpo monstro: uma metáfora que condensa a práxis do processo de pesquisa em torno de um procedimento de construção poética para o corpo na dança.

Biografia do Autor

Marcos Buiati, Universidade de Brasília

Doutorando em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília, sob orientação da Drª Alice Stefânia Curi. Mestre em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás e Bacharel em Dança pela UNICAMP. Professor da área de dança do Instituto Federal de Brasília.

Referências

BERTAZZO, Ivaldo. Sobre as Qualidades do Movimento Humano. In: VARELLA, D. BERTAZZO, I. JACQUES, P. Maré: vida na favela. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2002.

BOLSANELLO, Débora Pereira. Em pleno corpo: Educação Somática, movimento e saúde. 2ª ed. Curitiba, Juruá, 2010.

BORGES, Jorge Luís. O Aleph. São Paulo, Companhia das Letras, 2008.

CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. São Paulo, Companhia das Letras, 1990.

COHEN, Jeffrey Jerome. A cultura dos monstros: sete teses. In: ________. et al. Pedagogia dos Monstros: os prazeres e os perigos da confusão de fronteiras. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

COURTINE, Jean-Jacques. O corpo anormal – história e antropologia culturais da deformidade. In: CORBIN/COURTINE/VIGARELLO. História do corpo - vol. 3 - As mutações do olhar: o século XX. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.

CURI, Alice Stefânia. Dramaturgias de Ator: puxando fios de uma trama espessa. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 3, n. 3, 2013. Disponível em: https://tinyurl.com/ycb2bvuv. Acesso em maio/2020.

________. Corpos e Sentidos. In: ALMEIDA, M. (Org). A cena em foco: artes coreográficas em tempos líquidos. Brasília, Ed. IFB, 2015.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Rizoma. In: Mil platôs - Capitalismo e Esquizofrenia. Volume 1. Rio de Janeiro, Editora 34, 1995.

FERNANDES, Ciane. O Corpo em Movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. São Paulo: Annablume, 2002.

LAMBERT, Marisa Martins. Expressividade Cênica pelo Fluxo Percepção/Ação: O Sistema Laban/Bartenieff no desenvolvimento somático e na criação em dança. – Campinas, SP: [s.n.], 2010.

SANDER, Jardel. Camelos também Dançam. Movimento corporal e processos de subjetivação contemporâneos: um olhar através da dança. Tese (doutorado). São Paulo, PUC, 2006.

TUCHERMAN, Ieda. Breve história do corpo e de seus monstros. Lisboa: Vega, 1999.

Publicado
2021-12-16
Seção
Fórum de Pesquisas em Processo