Memórias docentes emprestadas à construção de uma narrativa sobre um projeto pedagógico de teatro na educação básica

Resumo

O texto apresenta uma parcela dos resultados de uma investigação sobre a trajetória pedagógica do ensino de Teatro no Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no período compreendido entre os anos de 1971 e 1996. O corpus documental da pesquisa é constituído por depoimentos memoriais “tomados por empréstimo” de seis professores de Teatro que lecionaram na instituição entre 1970 e 1990, considerados colaboradores da pesquisa. A produção das memórias docentes é feita através de entrevistas, tendo por base metodológica a História Oral; e as análises dos depoimentos articulam-se a referenciais teóricos no campo da Pedagogia das Artes Cênicas, da Educação e da História, dentre outros, mobilizando conceitos-chave, tais como, memória, tática, lugar e espaço.

Biografia do Autor

William Fernandes Molina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Doutor em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC/UFRGS). Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFRGS (2016). Licenciado em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro. Especialista em Pedagogia da Arte pelo Grupo de Estudos em Teatro, Educação e Performance (GETEPE) do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é Professor de Teatro no Departamento de Expressão e Movimento (DEM) do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS). Ator de teatro.
Vera Lúcia Bertoni dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professora Associada e pesquisadora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) e ao Departamento de Arte Dramática (DAD) do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua na Linha de Pesquisa Linguagem, Recepção e Conhecimento em Artes Cênicas do PPGAC; coordena o setor de Ensino de Teatro do DAD, responsável por disciplinas que envolvem as seguintes temáticas: teatro, ensino, jogo simbólico, jogo teatral, jogo dramático, aprendizagem, metodologia do ensino do teatro, memória, narrativa e e conhecimento em teatro; e desenvolve a pesquisa intitulada "Professor de Teatro e construção de conhecimento". Autora e membro de comissões editoriais de publicações referentes aos aspectos educacionais do teatro; e coordenadora da coleção Educação e Artes da Editora Mediação (Porto Alegre). Possui experiência profissional na área de Artes, com ênfase em Ensino do Teatro, Iniciação Teatral e Interpretação Teatral. Líder o Grupo de Estudos em Teatro e Educação (GESTE), do CNPq. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Artes Cênicas (ABRACE); e integrante do Comitê Científico do Grupo de Trabalho (GT) Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação. Doutora e Mestre em Educação pela UFRGS, Licenciada em Educação Artística com Habilitação em Artes e Bacharel em Artes Cênicas com Habilitação em Artes Cênicas, ambos pela UFRGS. Atriz de teatro.

Referências

ALBERTI, Verena. Ouvir contar: textos em História Oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

ALMEIDA, Dóris. As memórias e a História da Educação: aproximações teórico-metodológicas. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, v. 13, n. 27 p. 211-243, jan/abr 2009.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

FREITAS, Sônia Maria de. História Oral: possibilidades e procedimentos. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2006.

MOLINA, William Fernandes. Docência e ensino de teatro no Colégio de Aplicação da UFRGS (1954-1996): memórias emprestadas para uma narrativa sobre as bases de um projeto pedagógico. Tese (Doutorado em Artes Cênicas), Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021. 472 f.

SCHÜTZ, Liane Saenger. Sótãos e Porões: sacudindo a poeira do Colégio de Aplicação. Porto Alegre. 1994. Dissertação (Mestrado em Educação), Curso de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Shakespeare enfarinhado: estudos sobre teatro, jogo e aprendizagem. São Paula: Hucitec, 2012.

WOLKMER, Juliana; SANTOS, Vera Lúcia Betoni dos. Do CAD ao DAD: a construção de uma territorialidade alicerçada na prática teatral dentro da Universidade. Cena, Porto Alegre, n.20, jul./dez., p.60-71, 2016. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/63652/38992 >. Acesso em: 08 ago. 2021

Publicado
2021-12-16
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas