Criando para crianças na pandemia: o espetáculo de teatro-jogo “os moremons na mira da rede”

Resumo

O presente texto trata de revisitar a comunicação performativa criada para  ser apresentada durante o encontro do GT Processos de criação e expressão cênicas no XI Congresso da ABRACE, ampliando seus sentidos e reverberando sua voz para além daqueles breves quinze minutos. Apresenta-se num formato misto, trazendo em seu bojo a mini dramaturgia criada para aquele momento, mesclando elaborações teóricas e investigativas a exclamações artísticas. A única pretensão desse texto é afirmar com alegria uma criação que, por motivos ligados principalmente ao seu formato incomum, foi vivenciada por poucos espectadores e “jogada” apenas algumas vezes para além dos treinos (ensaios), por seus criadores. A despeito disso, sua recepção pelas crianças, em meio ao difícil contexto da pandemia do SARS-COV-2, foi surpreendente. Trata-se, ainda, de trazer algumas explicações sobre o conceito de teatro-jogo que se quer consolidar.

Biografia do Autor

Ana Cristina Martins Dias, Universidade Federal de São João del-Rei
Ana Dias é professora Doutora lotada no departamento de Artes da Cena (DEACE), na Universidade Federal de São João del-Rei, atuando nas áreas de improvisação, jogos teatrais, palhaçaria, teatro participativo e musicalidade cênica.

Referências

BALADEZ, Cainan. Interatividade, religião e tecnologia. Sala Preta, Brasil, v. 5, p. 203-208, nov. 2005. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57279>. Acessado em 10/10/2021 às 13:16.

CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. São Paulo: Cultrix/Pensamento, 1993 a 1997. Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0B5rkbx3Dr7o2WmMweGtLOEZTbFU/edit?resourcekey=0-jbBI2PjE9haEKpl3jxQrNw>. Acessado em: 09/10/2021 às 19:30.

CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. 1ª edição, Lisboa: Cotovia, 1990.

CHAGAS, Lorena de Oliveira. Isto não é uma peça: investigação artística e teórica sobre as possibilidades entre o teatro e as novas mídias. Dissertação (Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes), Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2016.

DIAS, Ana Cristina Martins. Entrando no jogo: ludus e paidia na experiência do participante da Visita-Espetáculo ao Teatro Municipal de São João del-Rei. 2017. 359 f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2017.

DIVERTIDA MENTE; Direção: Pete Docter. Produção:Jonas Rivera. Estados Unidos: Disney- Pixar, 2015.

GADAMER, Hans-Georg. A atualidade do belo: a arte como jogo, símbolo e festa. Rio de Janeiro : Tempo Brasileiro, 1985.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2008.

ONDE VIVEM OS MONSTROS; Direção: Spike Jonze. Produção: Tom Hanks. Estados Unidos: Warner Bros, 2009.

SPOLIN,Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo : Perspectiva, 1992.

VOGLER, Christofer. A jornada do escritor: estrutura mítica para escritores. Tradução de Petê Rissati. 3 ed. São Paulo : Aleph, 2015.

Publicado
2021-12-16
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas