Processos de experimentação para criação de dramaturgia amazônica infanto-juvenil

  • Rebeca de Oliveira Ferreira Universidade do Estado do Amazonas
  • Wellington Douglas dos Santos Dias Professor do Curso de Teatro da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

O presente artigo apresenta um processo de pesquisa em dramaturgia voltada para o público infanto juvenil, tendo como temas centrais o corpo, a espiritualidade e a musicalidade amazônica. Neste sentido a base de discussão será um diálogo com a autora Verônica Fabrini no que diz respeito à espiritualidade enquanto qualidade de presença corpórea e imaterial em processos artísticos; com o autor João Paulo Barreto em relação às transformações do corpo e o Grupo Kayatibu, de etnia Huni-Kuin Kaxinawa que desenvolve musicalidade com influências tradicionais e contemporâneas.

Biografia do Autor

Rebeca de Oliveira Ferreira, Universidade do Estado do Amazonas
Foi acadêmica de Letras: Língua e Literatura Portuguesa na Universidade Federal do Amazonas. Porém, não finalizou o curso. Participara do Programa de Iniciação Científica (PIBIC/Fapeam), no período de 2013-2014, desenvolvendo um projeto intitulado "O Papel sociocultural no desenvolvimento da linguagem da criança de 0 a 5 anos", que recebera várias publicações (nacionais e internacionais) por meio do núcleo de pesquisa Cefort (Centro de Formação Continuada, desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino). Atuou como bolsista/pesquisadora pelo CNPq no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial (NEPPD). Tem experiência na área de Análise do Discurso, Linguística e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem; ideologia; criança; educação e sociolinguística. Atualmente, está como discente de Bacharelado em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atuou como bolsista (Fapeam) do Coral da UEA e continua como voluntária, projeto de extensão do maestro/professor Fabiano Cardoso. Atua como Diretora de Comunicações e Eventos do CEAT, Centro Acadêmico de Teatro, sem remuneração. Fundou juntamente com o CEAT o Grupo de Estudos e Pesquisas Científicas, projeto que tem o intuito de incentivar discentes artistas na pesquisa e iniciação científica. Faz parte do grupo artístico de cosplayers e personagens vivos denominado Seanny Artes Produções, no qual tem desenvolvido trabalhos de jogos teatrais, maquiagem artística, expressão corporal e roteiro para teatro infantil.
Wellington Douglas dos Santos Dias, Professor do Curso de Teatro da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas
Professor do Curso de Teatro da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas. Ator, Performer, Diretor Teatral e Produtor Cultural. Integrante do Frêmito Teatro e da Associação Gira Mundo (AP)

Referências

COHEN, Renato. Work in progress na cena contemporânea: criação, encenação e recepção. São Paulo: Perspectiva, 2006.

FABRINI, V. Corpo e Artes da Cena. In: VIEIRA, Marcilio de Souza; HADERCHPEK, Robson Carlos (Org.). Corpo e Processos de Criação nas Artes Cênicas. 1. ed. Natal: EDUFRN – Livros digitais, 2016, v. 1, p. 38-66.

GONÇALVES, Luiz Davi Vieira. Entrevista com João Paulo Barreto, da etnia Ye’pámahsã (Tukano). Revista Arte da Cena, v.4, n.1, jan-jun/2018. Disponível em http://www.revistas.ufg.br/index.php/artce

KAYATIBU, Grupo. Ni Ishanai - Floresta Futuro (álbum visual). Canal Mi Mawai. Jordão, Acre, 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xOSoX2dlO9M&list=PLDWqHWiXjMzSdsw8v1yBRCm3mI-aKV3Cw

MAIA, Emerson. Lamento de Raça. Intérpretes: David Assayag. Boi Garantido, Parintins, 2007. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NXBaDJmSRtQ

OLIVEIRA, M. M. de. Como fazer projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

PIZARRO. Ana. Amazônia as vozes do rio: imaginário e modernização. Belo Horizonte: UFMG, 2012.

SABER DE MELLO, I.; AGUIAR, F. M. de; BELCHIOR SANTOS, J.; PEDROSO DE OLIVEIRA, L.; BITENCOURT, M. A. L. de; FRANZONI, T. O que é escrita performativa?. DAPesquisa, Florianópolis, v. 15, n. esp., p. 01-24, 2020. DOI: 10.5965/1808312915252020e0015. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/17922. Acesso em: 14 ago. 2021.

SILVA, Gerson Santos e. Encantados da Amazônia; os espíritos da natureza. ANAIS

XVI ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-RIO: SABERES E PRÁTICAS CIENTÍFICAS (ISBN 978-85-65957-03-8). Rio de Janeiro: Universidade Santa Úrsula, 2014.

YEPAMAHSÃ, João Paulo Barreto; GONÇALVES, Luiz Davi Vieira. Teatro e Povos Indígenas: O Perigo da Folclorização. In: TERENA, Naine; DUARTE, Andreia (curadoras). Teatro e os Povos Indígenas: Janelas abertas para a possibilidade. (coletâneas). Manaus: N-1 Edições, 2021. v. 1., p. 1-13.

Publicado
2021-12-16
Seção
Fórum de Pesquisas em Processo