Memória, presença e devir nas máscaras da infância, palhaço e ancião

  • Maria Aparecida Ferreira de Almeida UNESP - Universidade de São Paulo

Resumo

O presente trabalho integra a pesquisa de mestrado Muito Além do Nariz Vermelho - No caminho ancestral para uma nova epistemologia no processo de ensino aprendizagem em arte educação, realizado sob a coordenação da profa. Dra. Carminda Mendes André, na UNESP. Trata da análise de procedimentos artístico-pedagógicos inspirados e baseados numa tradição, desde sempre humana, qu3e é o ato de representar, de simbolizar, de significar sua relação com o divino através do culto a objetos, artefatos e o uso de máscaras. Dar continuidade à pesquisa desenvolvida acerca da Máscara do Ancião, que provém da busca à ancestralidade AFRO-AMERÍNDIA. Pretendo expor alguns fundamentos que se constituíram a partir de hipóteses surgidas no decorrer de minha prática com mais de três décadas como artista e docente. Tem na máscara veículo de acesso e diálogo para eleição de rudimentos intuitivos surgidos durante o processo de pesquisa e criação.  Na esteira destes processos teóricos e práticos apresentou-se um recurso metodológico que foi a criação e aplicação do que denominei de Máscara da Infância e da Máscara do Ancião, junto com a Máscara do Palhaço, favorecendo um estado de neutralidade e de ignorância que as máscaras, principalmente percebida no estado do palhaço, proporcionam. Esta última é considerada por mim uma espécie de portal de acesso para um artista que traz em sua gênese uma história corporal para a criação de repertório e fabulação.  

Biografia do Autor

Maria Aparecida Ferreira de Almeida, UNESP - Universidade de São Paulo

Artista, filósofa, pesquiadora e arte educadora. Mestranda PPG - Artes pela UNESP (Universidade de São Paulo). Nasceu em Salvador-Bahia em 1962.

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

FO, Dario. Manual Mínimo do Ator. Organização de Franca Rame. Trad. Lucas Baldovino e Carlos David Szlak. 2ª edição. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 1999.

FORTIN, S.; GOSSELIN, P. Considerações Metodológicas para Pesquisa nas Artes dentro da Academia. Revista de Pesquisa de Arte / Revista de Pesquisa em Artes, v. 1, n. 1, p. 1-17, 4 de maio de 2014.

FREIXE, P. O Clown no Ensino de Jacques Lecoq. Rev. Cena, Porto Alegre, n. 24. 2018.

LIMA, L. T. O. O Corpo na Psicanálise: sua Especificidade do ponto de vista da História das Ideias do psicanalista. Sociedade Brasileira de Psicanálise, São Paulo. 2016.

OLIVEIRA, E. D. Filosofia da Ancestralidade: corpo e mito na filosofia da educação brasileira. Curitiba, Gráfica e Editora Popular, 2007.

UFBA (Universidade Federal da Bahia) - CONGRESSO INTERNACIONAL YORUBANTU, mesa de abertura, Caminhos sobre Caminhos: epistemologias das encruzilhadas, com os Profs. Drs. Eduardo Oliveira, Luís Rufino e Tiganá Santana, mediação do Prof. Doutor Henrique Freitas. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=1Wki3SL-2hw&t=418s. Acesso em 14/05/2021.

ROMAGNOLLI, L. E.; MUNIZ, M. de L. Teatro como acontecimento convival: uma entrevista com Jorge Dubatti. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 23, p. 251 - 261, 2014. DOI: 10.5965/1414573102232014251. Acesso em 14 ago. 2021. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ urdimento / article/view/ 1414573102232014251. Acessado em:10/10/2021.

SANDLER, P. C. Uma Memória do Futuro, de W.R. Bion. Editora Imago. 1988.

SARTORI, A. e SARTORI, D. Il Museo Internazionale della Maschera - L’Arte Magica – a cura di Carmelo e Paola Piizzi. Centro Maschere e Struture Gestuali. 2005.

SODRÉ, M. O Terreiro e a Cidade - a forma social negro-brasileira. Ed.Imago. Salvador/Bahia. 2002.

SODRÉ, M. O Espaço da África no Brasil. 2002. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8asUpAkFbu4. Acesso em 13/06/2021.

Publicado
2021-12-16
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas