Em terras do vale: a memória como pulso da construção poética

Resumo

O presente artigo tece cruzamentos entre a memória e o teatro, investigando como fragmentos de memória, quando trazidas em percursos criativos e materializadas em cena, se instauram como recurso principal para processos de produção e criação cênica. Busca-se analisar em que medida o território, o espaço-tempo, bem como, as manifestações presentes em seu entorno influenciam grupos de teatro em seus caminhos de construção poética. Para essa análise projeta-se o olhar em grupos e artistas de teatro das regiões de Teófilo Otoni no Vale do Mucuri, e Araçuaí, Vale do Jequitinhonha, ambos localizados no nordeste do Estado de Minas Gerais. Os grupos oriundos dessas regiões presentes na pesquisa, são: Coletivo Cenagô, Grupo e Instituto Cultural In-Cena de Teatro, Companhia de Teatro Ícaros do Vale e o artista Djalma Ramalho. A experiência analisada perpassa corpos, dentro de um território composto por potencialidades artísticas, culturais e memórias que proporcionam uma experiência poética transformadora e necessária para as pesquisas no campo das Artes. Como consequência se apresenta a afirmação de um teatro produzido a partir de trajetórias próprias, com forte influência das regiões em que se encontram e da contribuição dessas trajetórias como recurso para o trabalho com a arte-educação.

Biografia do Autor

Ariane Maria Lopes dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Ariane Maria é atriz, pesquisadora, contadora de histórias e capoeirista. Estudante de graduação em Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, (Departamento de Artes Cênicas, Escola de Belas Artes) e aluna do curso tecnico do Teatro Universitário - UFMG.
Heloisa Marina da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Professora do Departamento de Artes Cênicas, Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Roda Viva - Chimamanda Ngozi Adichie. Youtube, junho de 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=pxe92zWOotE&t=1s>. Acesso em: 20 de jun. de 2021.

DIAS, André Luiz. Entrevista concedida a Ariane Maria. Belo Horizonte, março de 2021. Não publicada.

MARTINS, Leda. Performances da Oralitura: Corpo, Lugar de Memória. In: Revista do programa de pós-graduação em Letras, nº 26, s.d. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11881/7308> Acesso em: 15 de set. de 2020.

MÁXIMO, Débora Nunes. Entrevista concedida a Ariane Maria. Belo Horizonte, março de 2021. Não publicada.

NASCIMENTO, Elaine Cordeiro do. Vale do Jequitinhonha: Entre a carência social e a riqueza cultural. In: Revista de artes e humanidades. n. 4, 2009. Disponível em: <https://www.revistacontemporaneos.com.br/n4/pdf/jequiti.pdf> Acesso em: 02 de jul. de 2021.

NASCIMENTO, Keven de Souza do. Entrevista concedida a Ariane Maria. Belo Horizonte, março de 2021. Não publicada.

POLO JEQUITINHONHA UFMG. Mostra Virtual dos Artesãos do Vale do Jequitinhonha, 2020. Disponível em: <https://www.ufmg.br/polojequitinhonha/2020/07/23/mostra-virtual-dos-artesaos-do-vale-do-jequitinhonha/> Acesso em: 05 de jul. de 2021.

RAMALHO, Djalma. Entrevista concedida a Ariane Maria. Belo Horizonte, junho de 2021. Não publicada.

SANCHEZ, Lícia Maria Morais. A dramaturgia da memória no teatro-dança. São Paulo: Perspectiva, 2010.

SANTOS, Márcio Achtschin. A Filadélfia não sonhada: escravidão no Mucuri do século XIX (1910-1974). Teófilo Otoni, MG: [s.n.], 2008.

SANTOS, Márcio Achtschin. As Gerais distantes das Minas: Fragmentos da História do Vale do Mucuri. Teófilo Otoni: Frota, 2009.

SANTOS, Márcio Achtschin. Nas margens da linha: território negro e o lugar do branco na ocupação urbana na cidade de Teófilo Otoni em meados do séc. XX. In: Revista Espinhaço. 5 (1): 32-41, 2016. Disponível em: <https://zenodo.org/record/3958084#.YRfvY4hKjIU> Acesso em: 12 de maio de 2021.

SILVA, Luciane da. Corpo em diáspora: Colonialidade, pedagogia de dança e técnica Germaine Acogny. 2017, 281 f. Tese (Doutorado. Artes da Cena). Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, São Paulo, 2018. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331753> Acesso em: 14 de mar. de 2021.

SILVEIRA, Luciano. Entrevista concedida a Ariane Maria. Belo Horizonte, abril de 2021. Não publicada.

Publicado
2021-12-18
Seção
Pesquisas de Graduação