Arquitetura cênica: a explosão do espaço na cenografia teatral moderno-contemporânea

  • Pedro Guimarães Universidade de Brasília
  • Lidia Olinto Universidade de Brasília

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo traçar um breve panorama histórico da arquitetura cênica no século XX com intuito de compreender a ruptura pragmática e epistemológica não só no modo de conceber e praticar a arte da cenografia como a arte teatral como um todo a partir da revolução estética iniciada pelas diversas correntes de vanguarda (Simbolismo, Expressionismo, Surrealismo, etc.) na virada do século XIX, que rompeu definitivamente com a visão ilustrativa e decorativa da cenografia teatral pré-moderna.

Biografia do Autor

Pedro Guimarães, Universidade de Brasília

Pedro Guimarães é formando em artes da cena pela Universidade de Brasília.

Lidia Olinto, Universidade de Brasília
Lidia Olinto tem mestrado e doutorado em artes da cena pela UNICAMP e pós-doutorado pela UnB. Atualmente, é professora do Departamento de Artes Cênicas da UnB e da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes.

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Publicado
2021-12-18
Seção
Pesquisas de Graduação