Feldenkrais e Tuning scores: uma articulação metodológica

Resumo

Este trabalho propõe discutir a metodologia de uma pesquisa artística que questionou a visão e o movimento durante a pandemia do covid-19 e resultou na produção de um videoperformance. O objetivo foi propor procedimentos que articularam uma prática pessoal a partir de duas técnicas de educação somática e dança respectivamente, o Feldenkrais e o Tuning Scores. Na técnica Feldenkrais, a pesquisadora experimentou investigações da visão que se desenvolveram em três aspectos: diferenciação, integração e função. No Tuning Scores, por sua vez, a práticas costumam circular por três vias, o corpo, o pensamento e o pensamento de outro corpo. O resultado foi um videoperformance intitulado Para que os olhos se demorem. A partir desta articulação metodológica, foi construído o cruzamento teórico entre as ideias de atenção, presentes no método Feldekrais; atenciografia, presente no Tuning Scores; e a relação entre visão e imaginação, presente em ambas as técnicas.

Biografia do Autor

Fernanda Ströher Barbosa, Universidade Federal de Santa Maria
Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria.
Gisela Reis Biancalana, Universidade Federal de Santa Maria
Professora Associada Centro de Artes e Letras UFSM e Membro PPGART.

Referências

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Publicado
2021-12-16
Seção
Artes Performativas, Modos de Percepção e Práticas de Si