Coleta de dados para a pesquisa “cena dialética: práxis e história”

  • Leidiane das Graças Assis UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei1
  • Carina Maria Guimarães Moreira Universidade Federal de São João Del Rei http://orcid.org/0000-0001-9144-2581

Resumo

Este trabalho faz parte de um projeto de iniciação científica que dialoga diretamente com o projeto docente “Cena dialética: práxis e história” da docente Carina Maria Guimarães Moreira da Universidade Federal de São João del Rei. O referido projeto docente já em fase de finalização propôs a investigação teórica e prática, no campo da encenação, da função do encenador e da construção da cena dialética e seu(s) diálogo(s) com a história. O plano de trabalho da iniciação científica consistiu no auxílio à docente da coleta de dados de dois espetáculos que contaram com a participação do encenador João das Neves, a saber “O Último Carro” de sua autoria e “A Farsa da Boa Preguiça” de autoria de Ariano Suassuna.

Biografia do Autor

Leidiane das Graças Assis, UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei1
Graduanda em Teatro pela Universidade Federal de São João Del Rei
Carina Maria Guimarães Moreira, Universidade Federal de São João Del Rei
Professora do Departamento de Artes da Cena e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ e coordenadora do Coletivo Fuzuê de Teatro e do Núcleo de Estudos em Teatro Político do Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena (CNPq) – NETEP/GPHPC, do qual também é vice-líder.

Referências

BATISTA, Natália. Dimensões políticas e estéticas do trabalho de João das Neves: uma análise do processo de formação de atores não profissionais em O Último Carro (1976-1978).Artigo, 2019. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjArrbP47PyAhXFrpUCHVJtCpoQFnoECAYQAQ&url=https%3A%2F%2Fperiodicos.sbu.unicamp.br%2Fojs%2Findex.php%2Fpit500%2Farticle%2Fdownload%2F8656696%2F21765%2F&usg=AOvVaw25r-FCGY06crJqYvxkge5i

CARBONE, Roberta. O trabalho teatral de João das Neves: da crítica militante à formação do Grupo Opinião. Artigo, 2012. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/2384

NEVES, João das. A análise do texto teatral. Rio de Janeiro: Funarte, 2010.

NEVES, João das. O último carro. Rio de Janeiro: Grupo Opinião, 1976.

O Último Carro. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/evento389759/o-ultimo-carro . Acesso em: 15 de agosto de 2021. Verbete da Enciclopédia.

PARANHOS, Kátia Rodrigues. O último carro: uma viagem de trem com João das Neves.Artigo, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/88006

PARANHOS, Kátia Rodrigues. Teatro, música e o Grupo Opinião: “que bicho deve dar?”. Artigo, 2014. Disponível em: http://www.encontro2014.sp.anpuh.org/resources/anais/29/1407285755_ARQUIVO_KatiaParanhos-Anpuh2014-textocompleto.pdf

SIMÕES, Ester. A farsa da boa preguiça: Adaptações. Artigo, 2017. Disponível em: https://pdfslide.tips/reader/f/ester-simoes-ppgcl-ufrj-introducao-que-foi-postulado-por-linda-hutcheon

SUASSUNA, Ariano. Farsa da boa preguiça. Rio de Janeiro: José Olympio, 1974.

Publicado
2021-12-19
Seção
Pesquisas de Graduação