Teatro e construção de conhecimento em ensino remoto: reflexões a partir da experiência com o PROLICEN/2020 na UFSM

  • Rossana Perdomini Della Costa Universidade Federal de Santa Maria https://orcid.org/0000-0002-4469-6447
  • Bruna Nathália Alves da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Natália de Souza Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Este texto objetiva pensar sobre teatro e construção de conhecimento no contexto escolar em situação de ensino remoto. Para tanto, são utilizados os dados produzidos no projeto Materialidade do teatro de formas animadas: adaptação para rádio e televisão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) desenvolvido no ano de 2020 na cidade de Santa Maria e Arroio Grande, ambas pertencentes ao interior do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A reflexão está estruturada em dois enfoques: o primeiro trata das adaptações necessárias da metodologia do projeto para sua realização em ensino remoto, moduladas pela modificação referencial de tempo e espaço, bem como, a aproximação com a linguagem audiovisual e suas implicações; o segundo, problematiza princípios que regem a arte teatral, observando as modulações de convívio e de tecnovívio e que se configuram – ou não -  como alicerce do trabalho pedagógico em teatro no contexto escolar.  As discussões são embasadas nos estudos e textos referentes aos processos de construção de conhecimento de Peter Brook, Jorge Dubatti e Gilberto Icle, entendendo o teatro como cognição. A conclusão abre para questionamentos sobre a necessária desvinculação das bases epistemológicas presenciais do teatro para poder vislumbrar possibilidades de criação para essa arte no contexto escolar. Por fim, apresenta-se as exigências que foi observado recair sobre o professor de teatro no trânsito do ensino presencial ao ensino remoto

Biografia do Autor

Rossana Perdomini Della Costa, Universidade Federal de Santa Maria
Rossana Della Costa é professora adjunta do Curso Licenciatura em Teatro do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em cotutela com a Université Paris Nanterre. E-mail: rocacor@gmail.com
Bruna Nathália Alves da Silva, Universidade Federal de Santa Maria
Estudante do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Natália de Souza, Universidade Federal de Santa Maria
Estudante do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Referências

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Publicado
2021-12-19
Seção
Pesquisas de Graduação