Processos operativos com papel Kraft

  • Alana Gomes Sprada Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo


 Neste trabalho parto de uma perspectiva pessoal de criação cênica a partir da exploração do papel Kraft pelo meu corpo, desde o despertar do meu interesse por este material, em 2020, até o momento atual. Utilizo o princípio da operatividade, conceito trazido pelo professor João Carlos (Chico) Machado, orientador do Grupo Insubordinado de Pesquisa, ao qual o  trabalho está conectado e onde atuo como pesquisadora-bolsista. Tal conceito atua tanto para desenvolver meu processo criativo, através de ações que são realizadas com e sobre o material em questão, quanto como ferramenta de análise do processo. Ao longo do texto, menciono para o leitor as imagens mentais surgidas através das experimentações práticas partindo da imaginação material, conceito proposto por Gaston Bachelard. Ao mergulhar no processo criativo ressalto a importância deste procedimento, não me guiando por um texto dramatúrgico previamente escolhido, mas experimentando uma outra maneira de criação em cena. Para além das ações e imagens mentais, o próprio material usado começa a tomar formas, que podem vir a se tornar cenografia, objeto cênico e figurino.

Biografia do Autor

Alana Gomes Sprada, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Alana Gomes Sprada, atriz, performer, estudante de teatro da UFRGS e pesquisadora no Grupo Insubordinado de Pesquisa (GRIPE).

Referências

BULCÃO, Marty. Bachelard: a noção de imaginação. Revista Reflexão, Campinas: PUC/Campinas, nos 83/84, p. 11-14, jan/dez, 2003. Disponível em: https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reflexao/article/view/3208. Acesso em: 30/07/2021.

MACHADO, João Carlos. Nau em processo. Anais de IX Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Campinas: ABRACE, v. 18, n.1, 2016. Disponível em:

https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/1035/1233.

Acesso em: 10/04/2021 às 20:00

MERLAU-PONTY, Maurice. Conversas - 1948. 1ª edição. São Paulo: Martins Fonte, 2004.

Publicado
2021-12-19
Seção
Pesquisas de Graduação