O teatro no mundo physital e o design de formatos performativos e poéticas futuras

Resumo

Este artigo parte do contexto atual de aceleração da transformação digital provocada pela pandemia do Coronavirus e desenvolve uma análise dessas transformações e seu impacto nas artes da cena. Toma o experimento em teatro digital “Horla: o inimigo invisível” como estudo de caso para problematizar aspectos relacionados a poética e ao formato performativo. Finalmente, tenta prospectar possibilidades futuras no âmbito das possibilidades digitais no teatro.

Biografia do Autor

Leonel Henckes, Goethe-Institut e.V.
Ator e diretor teatral, Doutor (2015) e Mestre (2011) em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFBA com período sanduíche na Freie Universität Berlin - Berlin, Alemanha (Bolsista PDSE/CAPES). Bacharel em Artes Cênicas - Interpretação Teatral pela UFSM (2008). Coordenador de programação cultural do Goethe-Institut Salvador-Bahia.

Referências

BLAKE, Bill. Theatre and the Digital. London, UK: Red Globe Press, 2014

BROOK, Peter. O Espaço Vazio. 1. ed. Rio de Janeiro: Apicuri, 2011. 224 p.

DUBATTI, Jorge. Experiencia teatral, experiencia tecnovivial: ni identidad, ni campeonato, ni superación evolucionista, ni destrucción, ni vínculos simétricos. Rebento, São Paulo, n. 12, jan - jun 2020

ISMAIL, S., MALONE, M.S., GEEST, Y. Organizações Exponenciais: por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito). Tradução de Gerson Yamagami. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019. 288 p.

GROTOWSKI, Jerzy. Em Busca de um Teatro Pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992. 220 p.

HENCKES, Leonel. O ator da organicidade e a cena contemporânea. 1. ed. Rio de Janeiro: Edições Cândido, 2021. 252 p.

HERMANN, Max. Das Theatralische Raumerlebnis. Bericht vom 4 Kongress für Asthetik und Allgemeine Kunstwissenschaft. Berlim, 1930

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós-dramático. São Paulo: Cosac & Naify, 2008. 440 p.

MASURA, Nadja. Digital Theatre: The Making and Meaning of Live Mediated Performance, US & UK 1990-2020. 1. ed. Palgrave MacMillan: New York, 2020. 295 p.

OLIVEIRA, Vinicio de Oliveira. A Cena nas Redes: utilização de tecnologias digitais no desenvolvimento da presença e do espaço cênico. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, 2014

Publicado
2021-12-16
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas