Affôtè - processo criativo de um bailarino beninense numa cerimónia e numa criação artística do vodum

  • Eva Azevedo Faculdade Motricidade Humana da Universidade de Lisboa

Resumo

Affôtè, performance artística de Guillaume Niedjo, coreógrafo e bailarino beninense, resulta de um processo criativo, vivenciado e desenvolvido em contexto de cerimónias rituais Vodum nos Hounkpamin e em contexto de espaço performativo. Neste artigo reflete-se sobre os elementos e etapas que o caracterizam.Importa perceber se, como e quando termina a experiência da sua cultura e começa a fantasia de recriação da sua vivência cultural enquanto bailarino tradicional Vodum. Importa conhecer os princípios e fundamentos que permitem construir/desconstruir a configuração corpórea em Affôtè. Socorremo-nos do trabalho de campo no Benim, da observação e de entrevistas ao bailarino, adeptos de Vodum e Hounnous. Destacamos que Niedjo reinterpreta a cultura Vodum, através da recuperação de comportamentos ancestrais (SCHECHNER, 1985), seguindo as regras e costumes a ela inerentes, concomitantemente ao uso de partituras corporais outras. Affôtè é o culminar de recriações e reinterpretações assentes na autorreflexão artística e sociocultural do autor.

Biografia do Autor

Eva Azevedo, Faculdade Motricidade Humana da Universidade de Lisboa
Bailarina, Professora de Dança, Coreógrafa, e Investigadora. Professora de “Dança Africana” desde 2003, tendo criado o seu próprio método de ensino “Farisogo Sira”. Desenvolve desde 2009 projetos de pesquisa, formação e criação artística realizados na Europa, África e Brasil, apoiados pela GDA e Fundação Calouste Gulbenkian. Doutoranda em Dança, na FMH.

Referências

BOURDIEU, Pierre. O sentido prático [1980]. Petrópoles: Editora Vozes, 2009.

BASTIDE, Roger. O candomblé da Bahia. Rito Nagô. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

COSTA, Alberto Roberto. Corporeidades Identitárias no Xirê, RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 03, ed. especial, dezembro, 2017.

DANTAS, Mônica Fagundes (2011). O corpo dançante entre a teoria e a experiência : estudo dos processos de realização coreográfica em duas companhias de dança contemporânea. Revista CAMHU – Ciências e Artes Do Corpo. p. 1–17

FU-KIAU, Bunseki. A powerful trio: drumming, singing and dancing. In: Bulwa, Mèso, Master’s voices of Africa. I. Manuscrito não publicado, cortesia do autor.

KAKPO, Mahougnon. Vodun Sakpata et épidémie de Variole dans la littérature orale Sacré du golfe du Bénin. Ponti / Ponts - Langues Littératures Civilisations des Pays Francophones 13/2013 Épidémies, 2013.

KLIGUEH, Basil Goudabla. Le Vodun à travers son encyclopédie la géomancie AFà. Bagneux, France: Editions AFRIDIC, 2001.

LEONARDELLI, Patricia. A memória como recriação do vivido. 2008. (Tese de Pós-graduação não publicada)- Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo.

LESAGE, Benoit. À corps se crée/accord secret: de la construction du corps en danse. In: Histoires de corps, à propos de la formation du danseur. Paris: Cité de la Musique. p. 61-83, 1998.

LIGIÉRO, Zeca. Corpo a corpo: estudo das performances brasileiras. Rio de Janeiro: Editora Garamond Ltda, 2011

MERLINO, M. Lúcia; QUILICI, C. Sydow. A Trama de Memória Inscrita no Corpo. Campinas: Conceição | Concept., Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 93-104, 2013.

NAVARRO, Grácia. O Corpo cénico e o transe- um estudo para a preparação corporal do artista cênico. 2000. Mestrado em Artes. Universidade Estadual de Campinas.

TÉRCIO, Daniel. Arquivar performances ou os paradoxos do corpo-arquivo. Repertório, Salvador, n.28, p.93-107, 2017.

ZENÍCOLA, D.M.. Dança das Iabás no Xirê: ritual e performance. 2001. Dissertação de Mestrado em Teatro. UNIRIO, Rio de Janeiro.

Publicado
2021-12-16
Seção
Estudos da Performance