A participação da companhia de dança contemporânea na construção da política cultural, artística e de difusão científico-cultural da UFRJ

Resumo

O trabalho discute a participação da Companhia de Dança Contemporânea da UFRJ na construção da Política Cultural, Artística e de Difusão Científico-Cultural da UFRJ. Diante do cenário atual, onde as universidades federais se encontram com dificuldades para manutenção de suas atividades, refletir sobre os avanços conquistados, nos capacita a manter acessa a luta história que garantiu e vem garantindo o avanço das artes cênicas em geral e da dança em particular na UFRJ.

Biografia do Autor

André Meyer, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Associado / Associate Professor
Universidade Federal do Rio de Janeiro / Federal University of Rio de Janeiro
Departamento de Arte Corporal / Body Art Departament
Laboratório de Imagem e Criação em Dança / Dance and Image Laboratory

Ana Célia de Sá Earp, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Departamento de Arte Corporal 

Dança 

Waldyr Mendes Ramos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Departamento de Corridas

Natação 

Referências

BENÍCIO, Maria Luiza Tavares. Maria Luiza Tavares Benício: Entrevista I [ago.2021]. Entrevistadores: André Meyer e Ana Célia de Sá Earp. Rio de Janeiro: 2021.

DORNELLES, Patrícia; KLEIN, Patrícia; VAINER, Carlos Bernardo. PROART - A Experiência de implantar uma Política de Apoio às Artes na Universidade Federal do Rio de Janeiro. In: Seminário Internacional de Políticas Culturais, 2019, Rio de Janeiro. Anais do Seminário Internacional de Políticas Culturais. Rio de Janeiro: Casa Rui Barbosa, 2019. v. 1. p. 630-640.Disponível em: http://rubi.casaruibarbosa.gov.br/handle/20.500.11997/16423.

EARP, Helenita Sá. Discurso da Cerimônia de Entrega do Título de Professor Emérito. Rio de Janeiro: Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, 2000.

LIMA, Lenir Miguel de. Lenir Miguel de Lima: Entrevista I [out.2019]. Entrevistadores: André Meyer e Ana Célia de Sá Earp. Goiania: 2019.

MEYER, André e EARP, Ana Célia de Sá. VIEYRA, Adalberto (Ed.)Helenita Sá Earp: Vida e Obra. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2019.

SERRES, Michel. Hermès. Paris: Éditions de Minuit, 1984.

SOUZA, Maria Inês Galvão; GUALTER, Kátya Souza. Corpos em dança: Deslocamentos de tempos e espaços. In: Anais da X Reunião Científica ABRACE, Campinas, 2019, v. 20. p. 01-21. Disponível em: www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/4540/4614

VAINER, Carlos Bernardo; COSTA, Camila; RICCIARDI, Julia. Fórum Interuniversitário de Cultura do Rio de Janeiro. A experiência de cooperação acadêmica e intercâmbio cultural entre 14 instituições públicas de ensino superior. In: Seminário Internacional de Políticas Culturais, 2019, Rio de Janeiro. Anais do Seminário Internacional de Políticas Culturais. Rio de Janeiro: Casa Rui Barbosa, 2019. v. 1. p. 607-618. Disponível em http://rubi.casaruibarbosa.gov.br/handle/20.500.11997/16423

Publicado
2021-12-16
Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança