Default mode, executive control e salience network: estudo das redes neurais de criatividade e processos de criação para as artes cênicas

Resumo

O presente estudo traz uma reflexão sob forma de revisão narrativa de literatura focada nos processos mentais da criatividade e seus modos de operação nas Artes Cênicas. A criatividade e os processos de criação são estados e comportamentos naturais da humanidade (OSTROWER, 2012; SANTOS, 2013); o pensamento criativo está na base das inovações da ciência, da tecnologia, das Artes e também nas soluções dos problemas cotidianos (HEILMAN; ACOSTA, 2013; CHÁVEZ-EAKLE et al., 2007; GONZÁLEZ et al., 2007). A pesquisa em criatividade vem se mostrando uma área complexa, abundante em problemas de difícil resolução, pelo menos no momento acadêmico atual. As perguntas que norteiam os embasamentos teóricos são das mais diversas áreas do conhecimento: existe algum traço ou habilidade criativa de domínio geral? A criatividade é principalmente individual ou sociocultural? (SILVIA et al., 2012). Lucchiari e colaboradores (2018) fazem uma interessante análise sobre como podemos ativar ou desativar o modo criativo do cérebro operar. Este estado é treinável e os sujeitos podem ter mais facilidade de acesso a ele quando necessitam. Chama-se de “creativity-on” o estado em que podemos unir conceitos aparentemente distintos para produzir novas ideias; ele se opõe ao chamado “creativity-off”, essencialmente caracterizado pelo funcionamento mental habitual. A rede da chamada alta criatividade corresponde a três sistemas cerebrais específicos: a Default Mode Network (DMN – ou “rede de modo padrão”), a Executive Control Network (“rede de controle executivo”) e a Salience Network (“rede de saliência” ou de importância). A rede de modo padrão está ativa na geração de ideias e nos processos de brainstorming. A rede de controle executivo age quando é necessário recrutar a atenção e desempenha um papel crítico na avaliação de ideias. A rede de saliência ou de importância funciona como um mecanismo de alternância entre as outras redes, elegendo qual a mais adequada para operar em determinado momento; é fundamental na criticidade que avalia o potencial de uma ideia gerada (BEATY et al., 2018). Normalmente, estas redes não são ativadas ao mesmo tempo e costumam trabalhar em oposição: quando a rede de controle executivo é ativada, a rede de modo padrão é desativada. Entretanto, pessoas consideradas altamente criativas são caracterizadas pela capacidade de envolver essas redes cerebrais em larga escala e concomitantemente. Este estudo foi desenvolvido durante um experimento de criação coreográfica com o artista Rui Moreira (GAVIOLI, 2019), propondo-se a compreender as vias neurais da criatividade, e a contribuir com a discussão em Artes Cênicas acerca deste processo.

Biografia do Autor

Izabela Lucchese Gavioli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993). Especialista em Medicina Interna (Hosp. N. Srª. da Conceição), Reumatologia (Hosp. de Clínicas de Porto Alegre) e Medicina do Esporte (PUC-RS). Mestre e Doutora em Artes Cênicas (PPGAC - UFRGS). Professor Adjunto do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DEFID - Departamento de Educação Física, Fisioterapia e Dança). Professor de Medicina da Dança no pós-graduação em Dança da PUC-RS (2001 - 2017). Atuação artística (interpretação, docência e coreografia) na área de dança. Registro profissional em Medicina: CRM-RS 19988. Registro profissional em Dança: DRT/RS 4236/91; SATED Nº 6011. Membro da International Association for Dance Medicine and Science (IADMS - Washington, EUA) desde janeiro/2011.

Referências

BEATY, R. ; KAUFMAN, S.; BENEDEK, M.; JUNG, R.; KENETT, Y.; JAUK, E.; NEUBAUER, A.; SILVIA, P. Personality and complex brain networks: the role of openness to experience in default network efficiency. Human Brain Mapping, New York, USA, v. 37, n. 2, p. 773-779, 2016.

BEATY, R.; SILVIA, P.; BENEDEK, M. Brain networks underlying novel metaphor production. Brain and Cognition, New York, USA, n. 111, p. 163-170, 2017.

BEATY, R. E.; THAKRAL, P. P.; MADORE, K. P.; BENEDEK, M.; SCHACTER, D. L. Core network contributions to remembering the past, imagining the future, and thinking creatively. Journal of Cognitive Neuroscience, Cambridge, USA, n. 20, p. 1-13, aug. 2018.

BEATY, R.; KENETT, Y.; CHRISTENSEN, A.; ROSENBERG, M.; BENEDEK, M.; CHEN, Q.; FINK, A.; QIU, J.; KWAPIL, T.; KANE, M.; SILVIA, P. Robust prediction of individual creative ability from brain functional connectivity. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, [S. l.], v. 115, n. 5, p. 1087-1092, 2018.

BENEDEK, M.; SCHÜES, T.; BEATY, R.; JAUK, E.; KOSCHUTNIG, K.; FINK, A.; NEUBAUER, A. To create or to recall original ideas: brain processes associated with the imagination of novel object uses. Cortex, [S. l.], v. 99, p. 93-102, 2018.

BRIGHT FOCUS FOUNDATION. Infographic. 2000. Disponível em: https://www.brightfocus.org/news/multimedia/infographics. Acesso em: 22 abr. 2019, às 22h30.

CHÁVEZ-EAKLE, R. A. et al. Cerebral blood flow associated with creative performance: a comparative study. NeuroImage, Orlando, FL, v. 38, n. 3, p. 519-528, 2007.

COLOMBO, B.; BARTESAGHI, N.; SIMONELLI, L.; ANTONIETTI, A. The combined effects of neurostimulation and priming on creative thinking. A preliminary tDCS study on dorsolateral prefrontal cortex. Frontiers in Human Neuroscience, [S. l.], n. 9, p. 403, 2015.

GAVIOLI, I. L. Estudo do processo de criação em dança: experimento em neuromodulação com o coreógrafo Rui Moreira. 2019. 225 f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2019. Disponível em < https://lume.ufrgs.br/handle/10183/204906>. Acesso em: 15 ago. 2021, às 16h30.

GONZÁLEZ, J. E. J.; HERNÁNDEZ, C. A.; RODRÍGUEZ, C. R.; MIRANDA, E. G. Adaptación y baremación del test de pensamiento creativo de Torrance: expresión figurada. Educación Primaria y Secundaria. Canarias: Consejería De Educación, Cultura Y Deportes del Gobierno de Canarias, 2007.

GONZALEZ, M. E. Q.; HASELAGER, W. F. G. Creativity: surprise and abductive reasoning. Semiotica, [S. l.], v. 153, n. 1/4, p. 325-341, 2005.

GREEN, A. E. et al. Thinking Cap Plus Thinking Zap: tDCS of frontopolar cortex improves creative analogical reasoning and facilitates conscious augmentation of state creativity in verb generation. Cerebral Cortex, New York, NY, v. 27, n. 4, p. 2628-2639, apr. 2017.

HEILMAN, K. M.; ACOSTA, L. M. Visual artistic creativity and the brain. Progress in Brain Research, Amsterdam, v. 204, p. 19-43, 2013.

IVANCOVSKY, T.; KURMAN, J.; MORIO, H.; SHAMAY-TSOORY, S. Transcranial direct current stimulation (tDCS) targeting the left inferior frontal gyrus: Effects on creativity across cultures. 2018. Social Neuroscience, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 277-285, jun. 2019.

KIM, K. H. Can We Trust Creativity Tests? A Review of the Torrance Tests of Creative Thinking (TTCT). Creativity Research Journal, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 3-14, 2006.

KOWATARI, Y. et al. Neural Networks Involved in Artistic Creativity. Human Brain Mapping, New York, USA, v. 30, p. 1678-1690, 2009.

LEWIS, P. A.; KNOBLICH, G.; POE, G. How Memory Replay in Sleep Boosts Creative Problem-Solving. Trends in Cognitive Sciences, [S. l.], v. 22, n. 6, p. 491-503, jun. 2018.

LUCCHIARI, C.; SALA, P. M.; VANUTELLI, M. E. Promoting Creativity Through

Transcranial Direct Current Stimulation (tDCS): a critical review. Frontiers in Behavioral Neuroscience, Bethesda, USA, n. 12, p. 167, aug. 2018.

MAYSELESS, N.; SHAMAY-TSOORY, S. G. Enhancing verbal creativity: modulating creativity by altering the balance between right and left inferior frontal gyrus with tDCS. Neuroscience, New York, USA, n. 291, p. 167-176, 2015.

NICULCEA, M.; FONT, M.; MORATALLA, N. El cerebro de las adiciones en la adolescencia. 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/figure/Cambios-en-los-niveles-de-los-receptores-de-la-dopamina_fig7_311740589. Acesso em: 20 abr. 2019, às 2h30.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 27. ed. Rio de Janeiro: Petrópolis, Vozes, 2012.

PFENNINGER, K. H. et al. Growth-Regulated Proteins and Neuronal Plasticity. Molecular Neurobiology, Clifton, NJ, v. 5, n. 2-4, p. 143-151, 1991.

SANTOS, J. B. T. A dança em cena: reflexões sobre a criatividade nos processos coreográficos. 2013. 143p. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Bens Culturais) -Centro Universitário La Salle, Programa de Pós-graduação em Memória social e Bens Culturais. Canoas, RS, 2013.

SILVIA, P. J.; WIGERT, B.; REITER-PALMON, R.; KAUFMAN, J. C. Assessing Creativity With Self-Report Scales: a review and empirical evaluation (2012). Psychology Faculty Publications. Paper 54.

SOWDEN, P.T.; CLEMENTS, L.; LEWIS, C. R. C. Improvisation Facilitates Divergent Thinking and Creativity: Realizing a Benefit of Primary School Arts Education. Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts, 2015, Vol. 9, No. 2, 128–138.

VARGAS, A. P.; CARDOSO, F. E. C. Impulse control and related disorders in Parkinson’s disease. Arquivos de Neuropsiquiatria, São Paulo, v. 76, n. 6, p. 339-410, 2018.

ZABELINA, D. L.; FRIEDMAN, N. P.; ANDREWS-HANNA, J. Unity and diversity of executive functions in creativity Consciousness and cognition, Feb 2019, 47-56

Publicado
2021-12-16
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas