Paisagens habitáveis

Resumo

O presente ensaio compartilha a trama de questionamentos envolvidos na comunicação performativa realizada no XI Congresso da ABRACE intitulada “Paisagens habitáveis- um experimento (auto) ficcional”. Trata-se de um vídeo-poema criado a partir de estudos experimentais de um corpo que dança reinventando as paisagens de seu próprio território-casa durante a Pandemia, causada pela COVID 19. De modo experimental, a minha imagem corporal é apresentada em diferentes planos visuais e integrada a camadas subjetivas a partir de sua interação com jogo de sombras, projeções e edições videográficas A discussão apresentada tem a intenção de aprofundar os pensamentos que motivaram a criação performativa compartilhada no evento como uma continuidade da minha pesquisa de doutorado, concluída em 2019, voltada ao estudo de mascaramentos corporais e espaciais. O ensaio representa, portanto, uma extensão desse eterno e mutável “estado de pesquisa” que não separa a vida cotidiana da criação artística, e está relacionado a necessidade de investigar novos processos criativos, sempre mesclando as experiências práticas com reflexões de ordem teórica. A discussão se concentra em modos de autorrepresentação, que de forma híbrida e interdisciplinar, deixa-se atravessar por diferentes linguagens, como o vídeo, dança, colagem e literatura.

 

Biografia do Autor

Elisa de Almeida Rossin, Universidade de São Paulo
Atriz, criadora de máscaras, figurinista e diretora de arte. Doutora em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. É integrante da Cia. do Quintal (São Paulo/São Paulo) desde 2012. Ministra cursos de atuação com máscaras na Escola do Quintal e na Escola de Palhaças, na cidade de São Paulo.

Referências

BACHELARD, Gaston. A terra e os devaneios da vontade. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

CASTRO, Manuel Antonio de. Dicionário de Poética e Pensamento [on-line]. Disponível em: . Acesso em: 14 jul. 2019.

ROLNIK, Suely. Uma terapêutica para tempos desprovidos de poesia [on-line]. Núcleo de Estudos da Subjetividade, PUC-SP, São Paulo, s.d. Disponível em: https://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/terapeutica_Suely_Rolnik.pdf. Acesso em: 14 jul. 2019.

ROSSIN, Elisa de Almeida. O campo poético das máscaras, atravessamentos atemporais ensaiados na pele e na forma. Tese. Universidade de São Paulo, 2019.

TAVARES, Gonçalo M. O Livro da Dança. Lisboa: Relógio D`Água Editores, 2018.

Publicado
2021-12-16
Seção
Mulheres da Cena