A formação militante do movimento dos trabalhadores rurais sem terra pela perspectiva da agitação e propaganda

Resumo

O presente trabalho desenvolveu-se no âmbito da Iniciação Científica “Os pressupostos da cena dialética: Agitprop, teatro político e a formação política de base nos movimentos sociais”, onde foram investigados e expostos aspectos observados na formação militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra pela perspectiva da Agitação e Propaganda. A pesquisa de Iniciação Científica foi desenvolvida dentro do Coletivo Fuzuê – Núcleo de Estudos em Teatro Político do Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena, coordenado pela Professora Carina Maria Guimarães Moreira, na Universidade Federal de São João Del Rei.

Biografia do Autor

Beatriz Valquíria Ribeiro, Universidade Federal de São João Del Rei

Graduada em Licenciatura em Teatro e mestranda de Artes Cênicas pela Universidade Federal de São João Del Rei, atriz e pesquisadora do Coletivo Fuzuê (grupo de pesquisa, prática e extensão de teatro político) do GPHPC (Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena).

Carina Maria Guimarães Moreira, Universidade Federal de São João Del Rei
Professora do Departamento de Artes da Cena e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ e coordenadora do Coletivo Fuzuê de Teatro e do Núcleo de Estudos em Teatro Político do Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena (CNPq) – NETEP/GPHPC, do qual também é vice-líder.

Referências

ESTEVAM, Douglas; COSTA, Iná Camargo; VILLAS BÔAS, Rafael (orgs.). Agitprop: cultura política. São Paulo: Expressão Popular, 2015. 197 p.

HELENA, LUZ. Arte para revolucionar: juventude Sem Terra e a cultura no MST na Batalha das Ideias,2019. Disponível em: https://mst.org.br/2019/08/11/arte-para-revolucionar-juventude-sem-terra-e-a-cultura-no-mst-na-batalha-das-ideias/. Acesso em: 06 de julho 2021

LÊNIN, Vladimir I. Que fazer? São Paulo: Hucitec, 1979.

MARINHO, Gustavo. A arte nos torna mais sensíveis e criativos para pensar nossas formas de luta, 2019. Disponível em: https://mst.org.br/2019/02/14/a-arte-nos-torna-mais-sensiveis-e-criativos-para-pensar-nossas-formas-de-luta/. Acesso em: 06 de julho de 2021.

MITTELMAN, Tania. A arte no Coletivo de Cultura do MST (1996-2006). Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro: UFF – Curso de Pós-Graduação em História, 2006.

Publicado
2021-12-19
Seção
Pesquisas de Graduação