Com o pé na estrada: disseminando saberes e diálogos pluriperspectivados

Resumo

Este trabalho, tem como objetivo refletir sobre algumas ações promovidas junto ao corpo social do Departamento de Arte Corporal da Escola de Educação Física e Desportos e a comunidade externa da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tais ações, desenvolvidas em disciplinas de graduação e projetos, propõem uma revisão crítica de referenciais conceituais, performáticos e coreográficos no ambiente universitário, vislumbrando equidade e representatividade nos processos de produção de conhecimento no campo da dança. Procedimentos que investem na qualificação de graduandos oportunizando a vivência de conteúdos curriculares e extracurriculares de acordo com o compromisso da universidade de produzir, inovar e veicular o conhecimento via as suas funções integradas de ensino, pesquisa e extensão, com o objetivo de criar e possibilitar espaços de convivência entre saberes distintos e diversos. Para isso, investiga, cria e fomenta estratégias pedagógicas centrando o olhar na direção de fazeres corporais, práticas performativas e epistemologias, que mobilizam conceitos ancorados na cosmovisão africana, afro-brasileira e afro-ameríndia, entendidos aqui, como pensamentos e produções contra-hegemônicas.

Biografia do Autor

Tatiana Maria Damasceno, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Coreógrafa, intérprete e pesquisadora. Doutora em Artes Cênicas; professora nos cursos de dança da UFRJ; coordenadora do bacharelado em dança da UFRJ; coordenadora do núcleo de pesquisa dança e cultura afro-brasileira do departamento de arte corporal/UFRJ.
Aline dos Santos Teixeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Artista e pesquisadora da dança. Professora dos cursos de graduação em dança da UFRJ e Bacharel em Dança pela mesma instituição. Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes – EBA/UFRJ. Coordenadora dos Projetos de pesquisa Corpo Estranho e Coletivo Urbano. Assistente de direção e preparadora corporal da Cia Híbrida/RJ.

Referências

ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade: notas sobre uma posição disciplinar. In.: NASCIMENTO, Elisa Larkin (Org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo. Selo Negro, 2009.

MAZANA, Ama. Afrocentricidade: notas sobre uma posição disciplinar. In.: NASCIMENTO, Elisa Larkin (Org.). Afrocentricidade como um novo paradigma. São Paulo. Selo Negro, 2009.

DAMASCENO, Tatiana Maria. Nas Águas de Iemanjá: um estudo das práticas performativas no candomblé e na festa à beira-mar. Tese de Doutorado em Artes Cênicas. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2015.

DAMASCENO, Tatiana Maria. Pretos Velhos e Pretos Novos: memórias de práticas de danças afroreferenciadas e criações cênicas. p. 631 – 645. ANDA 2020 EBOOK 6 Dança e Diáspora. Disponível em: Publicações – ANDA (portalanda.org.br). Conrado, Amélia Vitória de Souza. Dança e diáspora negra: poéticas políticas, modos de saber e epistemes outras/ Amélia Vitória de Souza Conrado; Celina Nunes de Alcântara; Fernando Marques Camargo Ferraz; Maria de Lurdes Barros da Paixão, organizadores. – Salvador /; ANDA, 2020. – 674. : il. – (Coleção Quais danças estão por vir? Trânsitos, poéticas e políticas do corpo, 6).

OLIVEIRA, Victor Hugo Neves de. O cão celebra com o rabo, mas morde com a boca: pistas iniciais para produção de uma dança preta. Rascunhos | Uberlândia, MG | v.7 | n.1 | p. 44-56 | jan. jun. 2020 | ISSN 2358-3703.

SANTOS, Boaventura de S. S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: Epistemologias do sul. SANTOS, B. S. & MENESES, M. P. (org.). São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, Jocélio Teles dos. Geografia religiosa afro-brasileira no século XIX. In: Revista VeraCidade, Salvador, ano IV, No. 5, outubro de 2009.

SODRÉ, Jaime. O terreiro e a cidade: a forma social negro-brasileira. Rio de Janeiro: Imago Ed; Salvador, BA: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 2002.

TAVARES, Júlio César de. Dança da Guerra: arquivo e arma: elementos para uma teoria da capoeiragem e da comunicação corporal afro-brasileira. Belo Horizonte: Nandyala, 2012.

Publicado
2021-12-16
Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança