A criação de espetáculos de impro on-line

  • Brenno Jadvas Soares Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

Resumo

O presente artigo propõe apresentar o trabalho desenvolvido pelos grupos teatrais GuruImpro e ImproMédio com foco em suas experimentações e apresentações de espetáculos de improvisação no formato on-line. Os grupos têm sua origem e mantêm-se como projetos de extensão coordenados por Brenno Jadvas Soares Ferreira, enquanto docente no curso superior de Licenciatura em Teatro e também em classes do ensino médio integradas a cursos técnicos filiados ao Campus Gurupi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Criado em abril de 2017, com integrantes, em sua maioria, estudantes do curso de Licenciatura em Teatro do IFTO, o GuruImpro, desde sua formação até o início do ano de 2020, realizou apresentações em formatos competitivos de improvisação: Teatro-Esporte (2017); Match de Improvisação (2018); Catch de Impro (2019). Em abril de 2018, foi criado o ImproMédio, com estudantes do ensino médio, em sua maioria do IFTO. Os trabalhos desenvolvidos têm sua base no Sistema Impro de Jhonstone (1990), criador do Teatro-Esporte, e estudiosos de seu trabalho como Muniz (2015). Em 2019, os grupos obtiveram a licença educacional do Instituto Internacional de Teatro-Esporte do Canadá. No Brasil, apenas quatro grupos são membros do I.T.I., com o Tocantins abrigando metade desse quantitativo. Com a interrupção das atividades presenciais de ensino e extensão, devido à necessidade do isolamento social com a pandemia mundial do novo Coronavírus, os projetos ficaram suspensos no primeiro semestre de 2020. A partir disso, a continuação dos trabalhos demandou uma pesquisa prática com a experimentação de plataformas de videoconferência e transmissões on-line para desenvolvimento de um teatro digital, tendo como base teórica para esta pesquisa os estudos de Dubatti e Muniz (2018). Com a aprovação em editais de fomento à extensão no IFTO, foram montados três espetáculos, sendo dois do GuruImpro e um do ImproMédio. Dentre as principais adequações do trabalho para o novo formato temos: a relação diferenciada com o público; a criação e execução da iluminação feita pelos próprios improvisadores; a composição cenográfica com o ambiente doméstico, interno e externo ou com imagens extraídas da internet como tela de fundo; a sonoplastia; e a criação de estruturas que dialogassem com esse novo formato. Como resultado da experimentação desses elementos foram criados pelo GuruImpro os espetáculos: ‘GuruImpronline’, espetáculo com jogos transmitido pelo Youtube; ‘ImproSérie’, uma série improvisada ao vivo, com sugestões do público pelo chat do Youtube, com capítulos semanais, com estrutura semelhante a uma série televisiva, com abertura, intervalo comercial, narração de cenas do capítulo anterior e ‘possíveis’ cenas do próximo capítulo. E pelo ImproMédio temos o ‘ImproCine: versões de médio orçamento’, que elege uma cena de filme, série ou novela, sugerida pelo público, e refaz várias versões improvisadas, também a partir de sugestões do público, com transmissões semanais na Twitch. 

Biografia do Autor

Brenno Jadvas Soares Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO
Brenno Jadvas Soares Ferreira - Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Atua nos cursos de Ensino Médio, na Graduação em Teatro e na Pós-graduação em Arte Educação (IFTO – Campus Gurupi). Mestre em Artes pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutorando em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Referências

DUBATTI, Jorge. Convivio y tecnovivio: el teatro entre infância y babelismo. Revista Colombiana de las Artes Escênicas, 9, p. 44-54, 2015.

JOHNSTONE, Keith. IMPRO: Improvisacion y el teatro. Traducción: Elena Olivos y Francisco Huneeus. Santiago de Chile: Cuatro Vientos Editoral, 1990.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das Mídias Digitais: linguagens, ambientes e redes. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.

MUNIZ, Mariana Lima. Improvisação como espetáculo – Processo de criação e metodologias de treinamento do ator-improvisador. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.

MUNIZ, Mariana Lima; DUBATTI, Jorge. Cena de Exceção: o teatro neotecnológico em Belo Horizonte (Brasil) e Buenos Aires (Argentina). Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 366-389, abr./jun. 2018.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro – (Dictionnaire du Théatre). Trad. Maria Lúcia Pereira, J. Guinsburg, Rachel Araújo de Baptista Fuser, Eudynir Fraga e Nanci Fernandes. São Paulo: Editora Perspectiva S.A., 2003.

Publicado
2021-12-16
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas