Performance arte: uma criação a partir de produtos culturais orientalistas

Resumo

A pesquisa apresentada aqui discorre sobre um processo de formação acadêmica em arte a partir da elaboração de performances sobre estereótipos advindos de produtos da cultura pop orientalista. A escrita se configura como um debate acerca da produção performativa que funde arte e política. Aqui, a insurgência dirige-se aos estereótipos que veiculam imagens caricatas de segmentos da cultura oriental a exemplo da dança do ventre. São incorporados, ainda, conflitos nos processos de criação sob o contexto da pandemia de COVID-19. A metodologia que ancora as investigações prático-teóricas dos estudos é a bricolagem. O trabalho poético construído foi a videoperformance Tentativa de Esgotamento 1.

Biografia do Autor

Giovana Moura Domingos, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Artes Visuais no Programa de Pós Graduação em Artes Visuais/PPGART-UFSM na linha de Arte e Cultura, com bolsa CAPES sob orientação de Gisela Reis Biancalana (2021-). Acadêmica no curso Dança Bacharelado UFSM (2018-). Licenciada em Educação Física/FAC (2018).

Gisela Reis Biancalana, Universidade Federal de Santa Maria
Professora Associada na UFSM,  Artes Cênicas (1995-2014) e professora no Curso de Dança (2014-). Membro permanente do PPGART com pesquisas transversais em performance. Pesquisadora em Artes Performativas de cunho sociocultural e político. Mestre (2001) e Doutora (2010) em Artes/UNICAMP. Pós doutorado na De Montfort University, UK. É líder do grupo Performances: arte e cultura/CNPq e coordena o LAPARC.

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Publicado
2021-12-16
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena