Le Carrefour de Kossi Efoui: um padê dramatúrgico arriado na encruzilhada

Resumo

Este artigo pretende analisar a obra teatral Le Carrefour, que foi traduzida para o português como A Encruzilhada, do togolês Kossi Efoui assentada em três pontos: o odù, que refere à trajetória de vida do dramaturgo Kossi Efoui; o bàrá que é a análise do corpus dramatúrgico; e o despacho do padê presente no devir cênico realizado pelo Grupo En classe et en Scène, coordenado pela Professora Doutora Maria da Glória Guimarães dos Reis da Universidade de Brasília. O texto apresenta quatro personagens: o Ponto, a Mulher, o Poeta e o Cana, que estão numa encruzilhada, no espaço simbólico do encontro e dos confrontos entre os personagens da peça. Diante disso, os três pontos apresentados serão as bases epistemológicas para a compreensão do texto teatral, levando em consideração, a poética do drama e a riqueza das culturas afro-brasileiras.

Biografia do Autor

Daniel de Jesus dos Santos Costa, Universidade de Brasilia
Mestrando em Literatura pelo Programa de Pós Graduação em Literatura da Universidade de Brasília.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. Trad. do francês de Maria Ermantina G. Gomes. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BRECHT, Bertolt. Estudos sobre Teatro. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1978.

CHALAYE, Sylvie. O quilombismo das dramaturgias afrocontemporâneas francófonas. In Rebento, São Paulo, n. 6, p. 236-251, maio 2017

EFOUI, Kossi. Le Carrefour. Tradução do Grupo de Pesquisa “Na Classe e em Cena” sob coordenação da Professora Doutora Maria da Glória Magalhães dos Reis, UnB, 2021, no prelo.

KONKOBO, Christophe. Le Carrefour du théâtre et ses revenats. In Le théâtre de Kossi Efoui: une poétique du marronnage - sous la direction de Sylvie Chalaye. Africultures nº 86. France, L’Harmattan, 2011.

MENDONÇA, Tatiana. Dono dos caminhos: como Exu, o mais humano dos orixás, foi associado ao diabo. In Jornal A Tarde. Publicado no dia 25 de março de 2019 e atualizado no dia 21 de janeiro de 2021.

https://atarde.uol.com.br/muito/noticias/2045283-dono-dos-caminhos-como-exu-o-mais-humano-dos-orixas-foi-associado-ao-diabo

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. 2º edição. São Paulo: Editora Perspectiva, 2005

ROCHA, Agenor Miranda. Caminhos de Odu. Rio de Janeiro: Editora Pallas, 1999

RUFINO, Luiz. Pedagogia das Encruzilhadas. Rio de Janeiro: Editora Mórula, 2019.

SANTOS, Juana Elbein dos. Os Nagô e a Morte - Padê, Asese e o Culto Égun na Bahia. 9ª edição. Petrópolis: Vozes, 1998.

SANTOS, Maria Stella de Azevedo. Na Encruzilhada da Vida. In Jornal A Tarde. Publicado no dia 31 de julho de 2010. Acessado no dia 02 de maio de 2021.

http://mundoafro.atarde.uol.com.br/balaio-de-ideias-na-encruzilhada-da-vida/

SARRAZAC, Jean - Pierre. Poética do Drama Moderno. 1º edição. São Paulo: Editora Perspectiva, 2017.

SODRÉ, Muniz. Pensar Nagô. 4º reimpressão. Petrópolis: Vozes, 2019.

Publicado
2021-12-16
Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade