Reflexões sobre composição em videodança: o encontro do editor com o coreógrafo

Resumo

Esta escrita diz respeito à primeira fase de uma pesquisa e tem como questão as implicações de se compreender o editor de uma videodança como coreógrafo. Nesse momento inicial, o trabalho faz uma comparação entre os elementos de composição em dança e os elementos de composição da linguagem audiovisual. O estudo é desenvolvido por metodologia que articula pesquisa da prática artística e auto-etnografia, com base em Mônica Dantas e Sylvie Fortin. Acontece através da análise de sistemas de composição, e tem como objeto o processo de criação da videodança Endless - ou esqueci de lembrar. Para fazer essa análise trazemos como referência os estudos de Rudolf Laban, Valerie Preston-Dunlop e Jacqueline Smith-Autard sobre movimento em dança e os estudos de Joseph V. Mascelli sobre técnicas de filmagem para pensar o audiovisual. A conclusão deste trabalho aborda a compatibilidade dos elementos de composição entre as linguagens e a importância de que, tanto o editor quanto o coreógrafo, conheçam os elementos existentes em ambas as áreas.

Biografia do Autor

Rayssa de Oliveira Fontoura, Universidade Federal de Pelotas
é editora e montadora de vídeo, estudante de bacharelado em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – Bolsista de iniciação científica pelo Projeto de  Extensão e Pesquisa Tatá – Núcleo de Dança-Teatro. Técnica em agropecuária pelo IFSUL campus CAVG.
Stephânia Fitaroni Batista Lengruber, Universidade Federal de Pelotas
Stephânia Fitaroni Batista Lengruber é artista da cena, graduanda no curso de Dança - Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bolsista de Iniciação Científica CNPq no Projeto de Pesquisa Produção do Corpo-Sujeito nas Práticas de Dança e integrante do Grupo Tatá - Núcleo de Dança-Teatro.
Maria Fonseca Falkembach, Universidade Federal de Pelotas
Artista do corpo, professora do Curso de Dança – Licenciatura e da Pós-Graduação em Artes - Latu Sensu, da UFPel, em Pelotas. Doutora em Educação pela UFRGS, com doutorado sanduíche na Exeter University, e mestre em Teatro pela UDESC. É coordenadora do Projeto de Extensão e Pesquisa Tatá – Núcleo de Dança-Teatro, desde 2009, onde atua como pesquisadora, diretora e coreógrafa.

Referências

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Publicado
2021-12-20
Seção
Pesquisas de Graduação