Boca no asfalto: adaptação online da personagem boca de ouro de Nelson Rodrigues

  • Rafael Resende Marques da Silva Unisagrado/Coordenador e professor de Teatro Bacharelado.
  • João Henrique Teruel Rodrigues Unisagrado / graduação

Resumo

Neste artigo abordaremos a peça Boca de Ouro de Nelson Rodrigues como material de estudo para criação de cena. Será utilizada uma metodologia baseada nas ações físicas por meio do corpo, da voz, da improvisação e do movimento em relação com a câmera de um celular. O estudo da obra rodrigueana e suas apresentações teatrais também serão pesquisados. A proposta é o desenvolvimento de um estudo teórico e prático sobre o personagem Boca de Ouro no intuito de criar e apresentar uma trilogia de cenas apresentada de forma online. A primeira cena foi desenvolvida e apresentada online no sarau da Unisagrado / Bauru e na comunicação da ABRACE ambos em 2021. E as outras duas cenas serão desenvolvidas talvez no formato de vídeo ou mesmo presencial devido às mudanças de condições sanitárias influenciadas pela COVID 19.

Biografia do Autor

Rafael Resende Marques da Silva, Unisagrado/Coordenador e professor de Teatro Bacharelado.

Palhaço, professor, ator, produtor cultural e pesquisador desde 2004. Coordenador e professor da Graduação em Teatro e da Pós-Especialização de Produção Cultural na Universidade Sagrado Coração/Bauru. Doutor em estudos teatrais e spectacle vivant pela Université Paul-Valéry Montpellier 3 / França em 2018. Bolsa da CAPES de doutorado pleno no exterior entre 2012 a 2015. Mestre pela Universidade Charles de Gaulle / França em 2011 sobre as pedagogias clownescas de Jesús Jara e Sue Morrison. Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2006. Advogado e Bacharel em Direito pela PUC-Minas em 2001. 

João Henrique Teruel Rodrigues, Unisagrado / graduação
Ator e estudante de graduação e de iniciação científica.

Referências

BIBLIOTECA NACIONAL DIGITAL DO BRASIL. Jornal A Manhã (Rio de Janeiro, 2925), 28 jul 2014. Disponível em: https://bndigital.bn.gov.br/artigos/a-manha/. Acesso em: 15 ago 2021.

CASTRO, Ruy. O anjo pornográfico – a vida de Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1992.

CHEKHOV, Mikhail. Para o ator. São Paulo: Martins Fontes, 1986.

MAGALDI, Sábato. Teatro da obsessão: Nelson Rodrigues. São Paulo: Global, 2013.

PINHEIRO, Lenise. Boca de Ouro" é a tragédia brasileira, diz ator. FOLHA DE SÃO PAULO, São Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1012199908.htm. Acesso em: 05 mar

RODRIGUES, Nelson. Boca de Ouro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013.

RODRIGUES, Nelson. Boca de Ouro: tragédia carioca em três atos; roteiro de leitura e notas de Flávio Aguiar. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

STANISLAVSKI, Constantin. A construção da personagem. Trad. Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

Publicado
2021-12-20
Seção
Pesquisas de Graduação