Iniciação à dança a dois – o contato: oficina de recepção aos licenciandos em dança da ufpe

  • Camila Leonardo Quirino de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Bianka Roberta Santana dos Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Arnaldo José de Siqueira Júnior Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

O trabalho tem como objetivo relatar a experiência em ministrar uma oficina de dança a dois, atividade que integrou a programação Semana de Dança – Recepção aos novos estudantes da Licenciatura em Dança na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A oficina proporcionou aos participantes trabalhar a consciência corporal para as danças em pares, a partir de orientações sobre estrutura e movimentações básicas do gênero. A experiência contemplou alunos na condição de iniciantes e iniciados na dança a dois, fornecendo informações sobre postura da pessoa condutora e da pessoa conduzida. A atividade foi realizada na Sala de Dança do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE.

Biografia do Autor

Camila Leonardo Quirino de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Licencianda em Dança (UFPE)

Bianka Roberta Santana dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco
Licencianda em Dança (UFPE)
Arnaldo José de Siqueira Júnior, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Curso de Licenciatura em Dança do Departamento de Artes da UFPE

Referências

ALMEIDA, Maria de. Um olhar sobre a prática da dança de salão. Revista Movimento & Percepção. Espírito Santo de Pinhal, v. 5, n. 6, p. 129-134, 2005. Disponível em: http://ferramentas.unipinhal.edu.br/movimentoepercepcao/viewarticle.php?id=41. Acesso em 08 jul. 2021.

FONSECA, Cristiane Costa; VECCHI, Rodrigo Luiz; GAMA, Eliane Florencio. A influência da dança de salão na percepção corporal. Revista Motriz, Rio Claro, v. 18, n. 1, p. 200-207, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/motriz/v18n1/v18n1a20.pdf. Acesso em 08 jul. 2021.

GRANGEIRO, Marcelo. Ai, pisaram no meu pé! : um novo conceito em aprendizagem e ensino na dança de salão. São Paulo: Scortecci, 2014.

PAULA, Daniel Augusto Meira de. Dança de salão: história e evolução. 2008. Trabalho de conclusão (Licenciatura – Educação Física) – Instituto de Biociências de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2008. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/120432/paula_dam_tcc_rcla.pdf?sequence=1. Acesso em 08 jul. 2021.

SILVEIRA, Paola de Vasconcelos. Diálogos de um ser a dois: uma perspectiva para dançar tango. 2012. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/67881. Acesso em: 08 jul. 2021.

WITTMER, Brigitte. Danças a dois: a proposta para um diálogo ampliando as possibilidades. 2017. Monografia de conclusão de curso de graduação em Licenciatura Plena (Licenciatura em Dança) – Faculdade Angel Vianna, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://www.academia.edu/34554282/DAN%C3%87AR_A_DOIS_A_PROPOSTA_PARA_UM_DI%C3%81LOGO_Ampliando_as_possibilidades. Acesso em 08 jul. 2021.

Publicado
2021-12-16
Seção
Fórum de Pesquisas em Processo