Teoria de princípios e conexões abertas em dança de Helenita Sá Earp como estratégia revolucionária de ensino em dança: um estudo dos movimentos cabeça e pescoço

Resumo

Esta pesquisa busca apresentar alguns caminhos plurais de processos pedagógicos e criativos em dança, pautados na Teoria de Princípios e Conexões Abertas em Dança de Helenita Sá Earp, entrecruzando seus agentes de variação em diferentes metodologias de ensino na perspectiva de corpo integrado visando corroborar com reflexões de uma educação revolucionária. O trabalho também reflete sobre como esses processos podem ser aplicados efetivamente através do estudo do movimento através de exemplos produzidos na série de vídeos didáticos e artísticos sobre “Fundamentos da Dança de Helenita Sá Earp: Estudo do Movimento - Cabeça e Pescoço”.

Biografia do Autor

Vitória Araujo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda do Bacharelado em Teoria da Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista de Extensão II, Profaex UFRJ – Orientadora Ana Célia Sá Earp. Dançarina e intérprete criadora na Companhia de Dança Contemporânea da UFRJ.

Ana Célia Sá Earp, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Docente do Programa de Ensino e Graduação em Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
André Meyer, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Docente do Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

CALFA, Maria; RIBEIRO, Ruth. Pensamento e movimento no estudo da corporeidade. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, v. 6, n.1, p. 37-52, janeiro-abril, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/45799.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 52 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

GIL, José. Movimento total. São Paulo: Iluminuras, 2001.

GREINER, Christine. O corpo: pista para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. 2 ed. São Paulo: Editoria WMF Martins Fontes, 2017.

MEYER, André; EARP, Ana Célia de Sá. VIEYRA, Adalberto (Ed.) Helenita Sá Earp: vida e obra. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2019. Disponível em: https://www.helenitasaearp.com.br/acervo-bibliografico.

SILVA, Deise. Hegemonia e educação: teoria e prática para a mudança política. In: JOINGG – JORNADA INTERNACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ANTONIO GRAMSCI, 1., 2016, Fortaleza. Anais eletrônicos... Fortaleza, CE: I JOINGG, 2017. ISSN 2526-6950. Disponível em: http://www.ggramsci.faced.ufc.br/anais-i-gt5.

Publicado
2021-12-20
Seção
Pesquisas de Graduação