Rejane Maia, percurso de uma guerreira do Bando de teatro Olodum

  • Christine Douxami Institut des Mondes Africains (IMAF), UFF

Resumo

A partir de duas entrevistas realizadas respectivamente em 1996 e 1999 com a atriz Rejane Maia, do Bando de teatro Olodum, enfocaremos o percurso de vida da atriz e tentaremos identificar os elementos que são específicos e outros que já relatam a difícil trajetória de vida das e dos Afro-bahianas (os) e daqueles que decidem ser atores. Tentaremos enfocar um aspecto mais antropológico ligado as questões indenitárias afro-brasileiras e suas representações na sociedade brasileira dos anos 1990, vinculando com a situação atual. Também veremos a experiência peculiar da atriz com as personagens por ela interpretadas no Bando de Teatro Olodum e sua relação com o resto dos membros da companhia num momento inicial do Bando de Teatro Olodum.

Referências

AGIER Michel, Anthropologie du carnaval, La ville, la fête et l’Afrique à Bahia, Ed. Parenthèses / IRD, Paris, 2000, 253 p.

BARTH Fredrik, “Les groupes ethniques et leurs frontières”, in Théories de l’ethnicité, POUTIGNAT P. et STREIFF-FENART J. (org.), PUF, Paris, 1993, pp. 203-249.

DA MATTA Roberto, O que faz o Brasil, Brasil, ed. Rocco, Rio, 1989, 3 eme ed.

DOUXAMI Christine, Le Théâtre Noir Brésilien, un processus militant d’affirmation de l’identité afro-brésilienne, Collection Sociologie de l’Art, L’Harmattan, Paris, 2015, 322 p.

DOUXAMI Christine, “A especificidade do teatro negro : nem religião, nem folclore, mas teatro, sim !”, in Caderno do Gipe-Cit n°9 (Heranças Africanas : Mito, tradição e teatro), Escola de Teatro da Ufba, Salvador, 2000, pp. 17-40.

DOUXAMI Christine, “Teatro Negro: a realidade de um sonho sem sono”, Revista Áfro-Asia, n°25-26, ed. Ufba, Salvador, 2001, pp.313-363.

DOUXAMI Christine, tese de doutorado, « Le théâtre noir brésilien, un processus militant d’affirmation de l’identité afro-brésilienne ». Le jury était composé de M. Godelier, M. Aubrée, Michel Agier, J-M. Pradier, A. Kouvouama, EHESS, Paris, 2001.

DOUXAMI Christine, “Brazilian Black Theatre: a political theatre against racism” in The Drama Review, Spring 2019, Vol. 63, No. 1 (T241), MIT Press, NYU, New-York, 2019, pp. 32–51

FANON Frantz, Peau noire, masques blancs, Points Essais ed. du Seuil, 1971, 188 p. (1 ere ed. 1952)

RIBARD Frank, Le carnaval noir de Bahia, ethnicité, identité, fête afro à Salvador, L’Harmattan, 1999, Paris, 511 p.

Publicado
2021-12-16
Seção
O Afro nas Artes Cênicas: performances afro diaspóricas em uma perspectiva de decolonização