Artistas-docentes: duas perspectivas sobre a experiência profissional negra em teatro

Resumo

Este texto reflete sobre a experiência artística-docente negra em Teatro. O foco da pesquisa é a trajetória de dois professores que desenvolvem trabalhos negroreferenciados na educação básica. O objetivo é ponderar sobre a conciliação da docência com a carreira artística e as estratégias que guiam percursos profissionais negros no trabalho nas artes. O estudo de caso foi realizado por meio de entrevistas semi-estruturadas com os sujeitos pesquisados. Ao final, conclui-se que a trajetória docente segue as influências familiares, o desejo e as estratégias somam-se para lidar com dificuldades da formação negra em Teatro e as duas ou mais jornadas de trabalho do artista-docente, sendo a docência a principal fonte de renda dos profissionais.

Biografia do Autor

Nayara Fernandes da Silva Leite, Universidade Federal de Minas Gerais

Aluna do curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG. Orientadora: Heloisa Marina. 

Heloisa Marina, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Departamento de Artes Cênicas, Escola de Belas Artes, UFMG. 

Referências

ANDRÉ, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação?. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 22, n. 40, p. 95-103, 16 out. 2019. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7441/4804. Acesso em: 20 jul. 2021.

COSTA, Lucas Ferreira da. Entrevista concedida a Nayara Leite. Ribeirão das Neves, Março de 2021. Não publicada.

DA SILVA, Heloisa Marina. Atriz-produtora de um teatro menor latino-americano – crises e potências na intersecção nos processos de gestão, produção e criação. Tese de Doutorado. Florianópolis: UDESC, 2017.

DE ALMEIDA JUNIOR, José Simões. O estágio curricular e a formação do artista docente. Anais ABRACE, v. 11, n. 1, 2010. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/download/3712/3870. Acesso em: 20 jul. 2021.

DE ARAÚJO, Valéria Gianechini; TELLES, Narciso. Uma mirada sobre o artista-docente. Anais ABRACE, v. 13, n. 1, 2012. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/download/2271/2369. Acesso em: 20 jul. 2021.

SILVA, Eneida Campos de Carvalho et al. Entrevista concedida a Nayara Leite. Ribeirão das Neves, Março de 2021. Não publicada.

GOMES, Nilma Lino. Educação, raça e gênero: relações imersas na alteridade. Cadernos pagu, n. 6/7, p. 67-82, 1996. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1862/1983.

Acesso em: 20 jul. 2021.

KOUDELA, Ingrid Dormien. A nova proposta de ensino do teatro. Sala preta, v. 2, p. 233-239, 2002. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/download/57096/6008. Acesso em: 20 jul. 2021.

Publicado
2021-12-20
Seção
Pesquisas de Graduação