O teatro capturado na rede: a nova era da internet e o humor no aplicativo TikTok no Brasil

  • Vitor de Souza Cassettari Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

Este artigo é parte da pesquisa que desenvolvo como Trabalho de Conclusão de Curso, no Departamento de Artes Cênicas da UDESC, orientado pela professora doutora Maria Brígida de Miranda. Nele apresento e reflito sobre como minha experiência pessoal e minha formação acadêmica, tornaram-se a base para a elaboração de conteúdos cômicos em formato de stand-up comedy e publicados no aplicativo “TikTok”. Neste artigo abordarei a nova revolução industrial, ou seja, a nova era digital, e como o impacto da internet continua - hoje mais do que nunca - moldando as relações interpessoais e principalmente o humor, e como isso afeta ou não o teatro. 


Referências

BARBOSA, Otavio L.; SPECIMILLE, Patricia. A internet nunca esquece. Revista PET Economia, Ufes, v. 2, dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/peteconomia/article/view/33803/22539. Acesso em 11 ago. 2021.

CDP PASSO FUNDO. Geração micro-ondas: “quero quente e quero agora”. Disponível em: https://cdlpassofundo.com.br/reuniao-almoco/geracao-micro-ondas-quero-quente-e-quero-agora/. Acesso em: 10 ago. 2021.

CHIARI, Breno da S.; LOPES, Guilherme A.; SANTOS, Hiram G.; BRAZ, Pedro G. A cultura do cancelamento, seus efeitos sociais negativos e injustiças. ETIC - Encontro de Iniciação Científica, v. 16, n. 16, 2020. Acesso em: 11 ago. 2021.

G1. Casos de coronavírus no Brasil em 17 de março. Março, 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/17/casos-de-coronavirus-no-brasil-em-17-de-marco.ghtml. Acesso em: 2 março 2021.

GUANDALINI. Izabela G. O que há por trás do riso: a história do humor brasileiro e as projeções sobre o futuro. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Curitiba, 2017. Disponível em: http://www.intercom.org.br/sis/eventos/2017/resumos/R12-2266-1.pdf. Acesso em: 12 ago. 2021.

KELLY, Alexander. Ensinando encenando devising. Estudos Aplicados. Sinais de cena 2, 2004. Acesso em: 7 ago. 2021.

LINZ, Leonardo. Segredos da comédia stand-up. São Paulo: Panda Books, 3 dez. 2015.

MESQUITA, Priscila de A.; DA SILVA, Rosimeiri. (Em) Companhia de Mulheres - Coletivo de Pesquisa Teatral Feminista: dialogando com a crítica feminista. Urdimento, Florianópolis, v.3, n.33, p. 277-295, dez. 2018. Acesso em: 7. ago. 2021.

MONTEIRO, Jean C. da Silva. TikTok como novo suporte midiático para a aprendizagem criativa. Revista Latino-Americana de Estudos Científico - RELAEC. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/ipa/article/view/30795. Acesso em: 2 fev. 2021.

MUNIZ, Mariana L.; ROCHA, Maurilio A. A relação entre teatro e internet: tensionamento do tempo e do espaço do acontecimento teatral. Pós: Belo Horizonte, v. 6, n. 12, p. 242-254, nov. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15750/pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.

NICOLACI-DA-COSTA, Ana M.; PIMENTEL, Mariano. Sistemas colaborativos para uma nova sociedade e um novo ser humano. Disponível em: https://sistemascolaborativos.uniriotec.br/wp-content/uploads/sites/18/2019/06/SC-cap1-sociedade.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.

PAVÃO, Neusa. A influência do humor para as vendas pelo instagram. Uniedusul Editora, Paraná, 2020. Disponível em: https://www.uniedusul.com.br/wp-content/uploads/2020/08/E-BOOK-A-INFLU%C3%8ANCIA-DO-HUMOR-PARA-AS-VENDAS-DO-INSTAGRAM.pdf. Acesso em: 11 ago. 2021.

ROCHA, Bruno A. B.; LIMA, Fernando R. de S.; WALDMAN, Ricardo L. Mudanças no papel do indivíduo pós-revolução industrial e o mercado de trabalho na sociedade da informação. Revista Pensamento Jurídico, São Paulo, v. 14, n. 1, jan./jul. 2020. Acesso em: 11 ago. 2021.

TIKTOK (@vitor_cassettari). “Convivendo com nossos Pais”. Publicado em: 21 jan. 2021. Disponível em: https://vm.tiktok.com/ZMexgRH8v/. Acesso em: 13 ago. 2021.

Publicado
2021-12-20
Seção
Pesquisas de Graduação