“Conversas de Coxia” — a experiência de encenar dramaturgias feministas no ensino remoto

Resumo

Nesta comunicação relato a experiência na encenação de peças feministas no modo de ensino remoto na disciplina Interpretação Teatral II, do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina. Entre os meses de fevereiro de abril de 2021, trabalhei com uma turma de 16 alunes com quatro peças curtas intituladas "Conversas de Coxia”. As peças integram o livro "As Mulheres de Shakespeare (Recicladas): recriações paródicas" (2019) da dramaturga brasileira Lucia Sander. Lucia é uma das pioneiras dos estudos de gênero no campo dos estudos literários e se destaca por suas pesquisas teóricas, recriações e performances sobre a obra de Shakespeare. Assim que lançou o livro, Lúcia me enviou a versão em PDF, e me convidou a ler e a encenar seus textos. Me apaixonei pela linguagem cômica, contemporânea e feminista das personagens (recicladas): Ofélia, Desdemona, Gertrudes, Cordélia, Miranda e Julieta, e levei os textos para a sala de aula… uma sala virtual, sem contato físico e sem o palco e suas coxias. Em pequenas telas experimentamos a criação de algo no campo do audiovisual, talvez com vestígios do teatro… Esta herstory começa assim… um grupo de pessoas enclausuradas em suas próprias casas encena os textos de Lúcia… Só a força de jovens apaixonades pode salvar uma arte do risco da extinção.

Biografia do Autor

Maria Brigida de Miranda, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora Titular de Interpretação e Direção Teatral. Departamento de Artes Cênicas, Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina. Doutora em Teatro pela La Trobe University, Austrália. Mestre em Prática Teatral pela University of Exeter, Inglaterra. Licenciada em Educação Artística, Habilitação em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília. E-mail: brigidaudesc@gmail.com

Referências

BORGES, Rosane. “A pesquisadora Rosane Borges explica como o conceito de necropolítica se relaciona com racismo, a ideia da eliminação de um inimigo e as favelas”. A Ponte. 2019. <https://ponte.org/o-que-e-necropolitica-e-como-se-aplica-a-seguranca-publica-no-brasil/> Acesso em: 1 de agosto de 2020.

FERRACI, Renato. “A mímesis corpórea”. Grupo Teatral Moitará. <http://www.grupomoitara.com.br/intercambios/artigos/renato-ferracini-a-mimesis-corporea-marco-de-2003/>. Acesso em: 10 de outubro de 2021.

Folder de divulgação O que Shakespeare não contou. Florianópolis: PPGT/UDESC, 2017. https://www1.udesc.br/agencia/arquivos/17823/files/Perfopalestra_Dra_Sander.compressed.pdf

GREER, Germaine. Shakespeare’s Wife. London: Bloomsbury. 2008.

MARTUCHELLI, Luciana. “Texto em homenagem a Lucia Sander”. Magdalena Project <https://themagdalenaproject.org/en/content/goodbye-lucia-sander>. Acesso em: 10 de outubro de 2021.

MEDEAÇÕES. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/evento606673/medeacoes. Acesso em: 10 de outubro de 2021. Verbete da Enciclopédia.

MIRANDA, Maria Brígida de. Mensagem de email para Lucia Sander. Data de envio 13 de abril 2021.

————————. Mensagem de email para Lucia Sander. Data de envio 29 de maio 2019.

SANDER, Lucia V.. “Conversas de Coxia” in As Mulheres de Shakespeare (Recicladas). pp. 59-69. 2019. https://sites.google.com/view/mulhereswomenshakespeare

————————. Mensagem de e-mail para Maria Brígida de Miranda. Data de envio: 5 de março de 2018.

————————. Mensagem de e-mail para Maria Brígida de Miranda. Data de envio: dia 26 de maio de 2019.

————————. Mensagem de e-mail para Maria Brígida de Miranda. Data de envio: 7 de março de 2020.

————————. Ofélia Explica, ou o renascimento segundo Ofélia & Cia.. Palestra/performance. Canal Lucialuz22. Postagem 30 de setembro 2009. <https://www.youtube.com/watch?v=w3NDaZ4HRtE> Acesso em: 09 de outubro de 2021.

———————-. Susan e Eu: ensaios críticos e autocríticos sobre o teatro de Susan Glaspell. Brasília: UnB. 2007.

———————. “Hamlet: um mutante no terceiro milênio”. Graphos. João Pessoa, Vol 12, N. 1, Jun./2010. (pp. 47-65).

Release Maria, a Madalena. Agenda. Sesc: Fecormécio/Fenac. <https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/espetaculo-maria-a-madalena-com-margarida-baird>. Acesso em: 10 de outubro de 2021.

Publicado
2021-12-16
Seção
Mulheres da Cena