A estética do (im)possível: o artista deficiente, um corpo potencializado pela imagem videográfica

  • Priscila Silva da Rosa UFGRS/Mestranda

Resumo

O presente trabalho constitui resultado parcial de pesquisa de mestrado, que tem por propósito principal interrogar às artes da cena na perspectiva da participação artística de artistas com deficiência na cena contemporânea. Este estudo constitui um recorte da pesquisa, refletindo sobre formas pelas quais a imagem-videográfica interfere e potencializa a performance de artistas com deficiência. Ela traz como corpus de análise o dueto “The Way You Look (at me) Tonight” (2016) da coreógrafa escocesa Claire Cunningham e o performer norte-americano Jess Curtis. A questão central do estudo é identificar como, pela articulação entre deficiência em cena e demais elementos tecnológicos, a cena se organiza de forma a preservar a potência da performance desse corpo. Tendo em vista a presença da imagem virtual, busco investigar e refletir de que forma a tecnologia interfere, suscitando novas formas de criação. Para sustentar essa discussão, servem de apoio os conceitos interatividade, imagem, performatividade da imagem e presença, efeito de presença. São bases dessa pesquisa os referenciais teóricos, dos artistas e pesquisadores: Maíra Coelho (2016), Josette-Féral (2010), Marta Isaacsson (2013), Roland Barthes (2018). Como metodologia, tem-se uma pesquisa bibliográfica acerca da imagem, entrevista com a artista Claire Cunningham e a análise do registro do espetáculo. De forma a fugir de uma lógica secular ou de ressignificação do corpo a partir da relação artista e imagem-videográfica, essa pesquisa busca dar voz a corpos ditos despadronizados, através do poder criativo, e investigar de que forma o vídeo e seus recursos (close, expansão, vídeo ao vivo ou pré-gravado) contribuem para o mesmo. 

Biografia do Autor

Priscila Silva da Rosa, UFGRS/Mestranda
Discente do Programa de Mestrado da Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é orientada pela Professora Marta Isaacsson e co-orientada pela Professora Marcia Berselli, bolsista Capes, Bacharela em Interpretação Teatral com formação pela Universidade Federal de Santa Maria Rio Grande do Sul. Atriz, diretora, videomaker.

Referências

BARTHES, Roland. A Câmara Clara: Notas sobre a Fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.

COELHO, Maíra Castilhos. As múltiplas presenças do ator: novas relações e inovações em territórios cênicos. (Tese de Doutorado). UNESP. São Paulo, 2017.

ISAACSSON, Marta. Cena multimídia, poéticas tecnológicas e efeitos intermediais. Cena, Corpo e Dramaturgia, entre tradição e contemporaineidade. Rio de Janeiro: Pão e Rosas, 2012, pp. 85-100.

________________. Intermedialidade na criação cênica: ator e tecnologia. Anais ABRACE, v. 14, n. 1, 2013.

ROCHA, Carla. O que é uma Cave? 28 de Outubro de 2013; Disponível em: <https://fga.unb.br/lart/o-que-e-uma-cave>; Acessado em: 01/08/2021

Publicado
2021-12-16
Seção
Fórum de Pesquisas em Processo