Pesquisa a luz em cena nas universidades públicas do Brasil

Resumo

Esta pesquisa originou-se da junção de três profissionais que ocupam cargos técnicos na área de iluminação cênica em universidades públicas, denominados aqui como autores do texto, e que além de buscar entender como esses cargos surgiram, desejam mapear o perfil profissional de quem ocupa cargos semelhantes; bem como os mesmo desenvolvem seus trabalhos e, avaliar como as universidades compreendem e acolhem esses profissionais. A pesquisa está estruturada em quatro fases: 1) um mapeamento das universidades públicas que possuem cursos de artes cênicas em geral; 2) o preenchimento do formulário, desenvolvido unicamente para esta pesquisa, a fim de coletar dados por meio de servidores contatados dentro dos cursos mapeados; 3) análise das respostas obtidas pelo formulário; 4) e, por fim, divulgação de resultados e realização de encontros e entrevistas online com os servidores dos cursos que possuem laboratórios de iluminação para conhecermos as estruturas físicas, organização administrativa e ações pedagógicas desenvolvidas nesses espaços. Com esta pesquisa, desejamos verificar nas universidades analisadas a existência de um espaço específico para o experimento laboratorial em iluminação cênica e conferir em qual deles existe um profissional especializado ou com formação básica da área técnica de iluminação. Partimos do pressuposto de que ambientes como estes, são determinantes para o desenvolvimento de práticas pedagógicas complementares às estruturas curriculares dos cursos de graduação, possibilitando espaços de ensino aprendizagem sobre iluminação cênica. A investigação aqui apontada, e ainda em andamento, pretende ampliar olhares e entendimentos sobre as ações dos técnicos em iluminação cênica dentro das universidades, na tentativa de compreender a inerência pedagógica existente nesses cargos.

Biografia do Autor

Camila Barbosa Tiago, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2017). Especialista em Iluminação e Design de Interiores pelo Instituto de Pós-graduação - IPOG (2015). Graduada em Teatro (licenciatura) pela UFU (2010). É Diretora de Iluminação do curso de Teatro do Instituto de Artes da UFU.

Ivo Godois, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Doutorando em Teatro - Iluminação cênica, no Programa de Pós-Graduação em Teatro da UDESC, Florianópolis (2019 +). Mestrado em Teatro - História da Iluminação Cênica catarinense no PPGT – UDESC, Florianópolis (2011). Graduação em Artes Cênicas na UDESC, Florianópolis (2003). Fundador, Editor e Conselheiro da Revista on-line A Luz em Cena. Organizador do Evento A Luz em Cena (9 edições). Coordenador técnico do LUZ Laboratório de iluminação no DAC – UDESC. Tem experiência com a coordenação técnica de eventos e criação de luz nas áreas de teatro e dança.
Natasha Kerolen Leite da Silva, Universidade Federal do Pará - UFPA
Mestra em Artes pela UFPA (2016). Graduada na primeira turma de Licenciatura em Dança da UFPA (2011) e em Design de Interiores da IFPA (2007). Técnica de Iluminação do Teatro Universitário Cláudio Barradas e Coordenadora do Laboratório CENOLUX / TUCB da UFPA.

Referências

GIL, Antônio Carlos. Como classificar as Pesquisas? Portal da UECE: 2019.

GRINSPUN, Mírian P.S. Zippin (Org.). A prática dos Orientadores Educacionais - VILLON, Ivanita Gil. Orientação Educacional e a Comunidade. 5ª edição – São Paulo: Cortez, 2003.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª edição – São Paulo: Atlas, 2002.

CARR, W. & KEMMIS, S. Teoria crítica de la enseñanza. Barcelona: Martins Roca, 1988.

SERRANO, M. G. P. Investigación-acción: aplicaciones al campo social y educativo. Madrid: Dykinson, 1990.

SOUZA, Antonio Escandiel. O papel da Pesquisa-Ação no Ensino Intercultural de Língua Estrangeira. Linguagens & Cidadania, 2004 - https://periodicos.ufsm.br/.

Publicado
2021-12-16
Seção
Poéticas Espaciais, Visuais e Sonoras