Mito, ética e cena

Resumo

Esta comunicação expande e aprofunda as ideias brevemente apresentadas na Mesa Temática Percepção, Mitos e Fronteiras como Atos de Insurreição Artística, realizada em 20 de novembro de 2020, no evento ABRACE On_line. As relações entre mito e cena, que ocupam o centro dos interesses deste grupo de trabalho, são na presente comunicação verticalizadas no âmbito de um recorte que toma os problemas da ética como referência, em sintonia com a temática geral do XI Congresso da ABRACE: Artes Cênicas e Direitos Humanos em Tempos de Pandemia e Pós-Pandemia. Estabelecendo um recorte transversal, a comunicação desenha conexões entre cena artística e palco social, pondo em relevo os riscos de uma adesão acrítica a esquemas míticos, como se eles possuíssem princípios éticos, em si. Discorrendo sobre a equivalência entre mito e história, a comunicação fará uso de exemplos nos quais se verifica a autonomia e responsabilidade de cada indivíduo, em sua relação com as estruturas antropológicas do imaginário,  para estabelecer parâmetros éticos de vida e relação interpessoal. 

Biografia do Autor

Alexandre Silva Nunes, Universidade Federal de Goiás
Alexandre Silva Nunes é coordenador e encenador do LABORSATORI - Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa nas Artes da Cena. É Doutor em Artes Cênicas, pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2010), Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005) e Licenciado em Artes Cênicas, pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). É professor Adjunto da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde leciona nos cursos de Artes Cênicas, Direção de Arte e Dança. É editor-chefe da revista Arte da Cena e líder do grupo de pesquisa ÍMAN - Imagem, Mito e Imaginário nas Artes da Cena.

Referências

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. Tradução Teixeira Coelho. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

ASLAN, Odete. O ator no século XX: evolução da técnica / problema da ética. Tradução Rachel Araújo de Baptista Fuser, Fausto Fuser e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1994.

BROOK, Peter. A porta aberta: reflexões sobre a interpretação e o teatro. Tradução Antonio Mercado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

DIDEROT, Denis. Textos escolhidos. Coleção Os Pensadores. Tradução Marilena de Souza Chauí. São Paulo: Abril Cultural, 1985.

DIDEROT, Denis. Paradoxo sobre o comediante. Tradução José A. Moniz. Lisboa: Guimarães Editores, 2000.

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Tradução Aldomar Conrado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.

HILLMAN, James. O mito da análise: três ensaios de psicologia arquetípica. Tradução Norma Abreu Telles. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

HILLMAN, James. O livro do Puer: ensaios sobre o Arquétipo do Puer Aeternus. Tradução Gustavo Barcellos. São Paulo: Paulus, 1998.

SARACENI, Rubens. Livro de Exu: o mistério revelado. São Paulo: Madras, 2011.

Publicado
2021-12-16
Seção
Mito, Imagem e Cena