Atuação no ensino remoto: ensaios somáticos e Chekhovianos

  • Luciana Paula Castilho Barone UNESPAR

Resumo

Este trabalho relaciona aspectos pedagógicos e técnicos propostos por Michael Chekhov em suas Lessons for Teachers (2018), princípios educacionais pontuais da comunidade de Dartington Hall e elementos da Educação Somática como vistos pelo Body-Mind Centeringsm, visando refletir sobre suas ressonâncias numa possível abordagem pedagógica da atuação, em tempos de ensino remoto. Como trazer os aspectos imaginativos encontrados nas proposições chekhovianas para o corpo em atuação, hoje, nas condições do ensino remoto, em meio à realidade pandêmica? É possível estabelecer o sentido de ensemble, caro à técnica de Chekhov, em meio ao distanciamento corporal? Seria viável atualizar, em corpos que criam à distância, uma ética pautada por princípios comunitários? Como a anatomia vivencial do Body-Mind CenteringSM pode contribuir para a criação psicofísica do ator, apoiada na premissa imaginativa de Chekhov, em tempos de mediação tecnológica? São questões que não param de emergir no dia a dia da prática pedagógica de atuação da autora que, neste ensaio, as tangencia visando antes as ressonâncias da partilha do que o encontro de respostas estáveis.

Biografia do Autor

Luciana Paula Castilho Barone, UNESPAR
Profa. adjunta Bacharelado em Artes Cênicas UNESPAR

Referências

BARONE, Luciana P. C. “Da criação de Dartington Hall ao Teatro Estúdio de Michael Chekhov: os princípios de comunidade, educação e atuação”. Revista Científica de Artes da FAP, v. 21, no. 1. Curitiba, jan/jun, 2021.

____. “O Self e a atuação: ferramentas para a consciência e criação no trabalho de ator”. Revista Contrapontos. V 20, n2, 2020.

___. The Body systems approached by Body-Mind Centering® as support for Michael Chekhov's acting technique. Research. Goldsmiths University of London, s/r, 2019.

CHEKHOV, Michael. On the technique of acting. Edited by Mel Gordon; preface and afterwords by Mala Powers. Broadway, New York: Harper-Collins Publishers, 1991.

____. Para o ator. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

____. Michael Chekhov’s Lessons for Teachers, Expanded Edition (Transcribed from the original shorthand notes by Deirdre Hurst Du Prey). Michael Chekhov Association, 2018.

COHEN, Bonnie Bainbridge. Sentir, perceber e agir: educação somática pelo método Body-Mind Centering®. Trad. Denise Maria Bolanho. São Paulo: edições SESC SP, 2015.

DEWEY, John. Arte como experiência. Trad. Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

MAROVITZ, Charles. The other Chekhov: a biography of Michael Chekhov, the legendary actor, director and theorist. New York: Applause Theatre Book Publishers, 2004.

RUSHE, Sinéad. Michael Chekhov’s Acting Technique: a practitioner’s guide. London: Bloomsbury, Methuen|drama, 2019.

YOUNG, Michael. The Elmihirsts of Dartington. Totnes, Devon: Dartington Hall Trust, 1996.

Publicado
2021-12-16
Seção
Mito, Imagem e Cena