Territórios de criação: quando as práticas do teatro de grupo se inscrevem na construção coletiva de seus espaços em relação com seu entorno

Resumo

Neste texto pretende-se apresentar alguns aspectos observados até o momento na pesquisa de mestrado em andamento. O estudo realizado a partir do levantamento bibliográfico e entrevistas de campo tem por finalidade observar a relação entre coletivos do Teatro de Grupo da cidade de São Paulo com o entorno de seus espaços culturais e a diversidade de possibilidades na atuação e intencionalidade artística-pedagógica a partir das características dos territórios. Para tanto salienta-se a fundamental necessidade de um olhar integrado para a leitura da atuação teatral de coletivos da cidade de São Paulo como ações arte-educativas nos territórios de uma forma ampliada e plural. São experiências espalhadas pelo tecido urbano da cidade de São Paulo. A ação cultural (COELHO, 1985) é a base do processo práxico que se desenvolve com o passar do tempo, em cada oficina, peça, evento, encontro, festa. O Teatro de Grupo sobrevive na cidade achando as brechas e incidindo nos contextos urbanos a partir de seu encontro, do estar presente e em relação. Para o desenvolvimento do estudo foram estabelecidas interlocuções teóricas com pensadoras e pensadores que abordam como temas a pedagogia do teatro, o sujeito histórico Teatro de Grupo, o espaço urbano, o território e a ação cultural. Neste sentido fazem parte do estudo referências como Carminda Mendes André, Stela Fischer, Silvana Garcia, Milton Santos, David Harvey e Teixeira Coelho.

Biografia do Autor

Caio Sérgio de Castro Armada Floret Franzolin, Programa de Pós-graduação em Artes, Instituto de Artes - UNESP

Ator, Arte-educador, Figurinista, Produtor e Mestrando em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Integrante do Grupo de Pesquisa “Performatividades e Pedagogias” (CNPq) e do núcleo artístico “A Próxima Companhia”, da Cooperativa Paulista de Teatro. E-mail: caio.franzolin@unesp.br

Referências

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Publicado
2021-12-16
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas