Da morte de si à morte do outro: espetacularidades da morte vivida na iluminação de finados em Curuçá-PA

  • Valéria Fernanda Sousa Sales Universidade Federal do Pará

Resumo

O município de Curuçá-PA vivenciou grandes cerimônias públicas de velórios, cortejos fúnebres e sepultamentos no adro da igreja de N. Sra. do Rosário até a metade do século XIX. Período em que o moribundo organizava sua despedida do plano terrestre e assegurava sua salvação no plano espiritual. Com a mudança do espaço cemiterial para longe do centro da cidade, as Espetacularidades da morte vivida reconfiguraram-se, da preocupação com a morte de si para a morte do outro, preservando a memória do morto e perpetuando a propriedade cemiterial familiar na Iluminação de Finados.

 

Biografia do Autor

Valéria Fernanda Sousa Sales, Universidade Federal do Pará
Atriz, Encenadora, Professora. Doutoranda em Artes (PPGARTES-UFPA), Mestra em Artes (PPGARTES-UFPA), Especialista em Língua Portuguesa (UFPA), Aperfeiçoada em Historicidade Etnico-racial na Amazônia (SEDUC-UFPA), Licenciada plena em LETRAS (UFPA). Funcionária Pública SEDUC-PA. Sócia efetiva ABRACE. Membro do GRupo de Pesquisa TAMBOR (CNPq).

Referências

ARENZ, Karl Heinz. “Fazer sair da selva”: as missões jesuíticas na Amazônia. Belém: Estudos amazônicos, 2012.

ARIÈS, Philippe. História da morte no Ocidente: da Idade Média aos nossos dias. Tradução Priscila Viana de Siqueira – [Ed. Especial] – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012. (Saraiva de Bolso).

BIÃO, Armindo Jorge de Carvalho. Aspectos epistemológicos e metodológicos da etnocenologia: por uma cenologia geral. In: BIÃO, Armindo Jorge de Carvalho. Etnocenologia e a cena baiana: textos reunidos. Prefácio de Michel Maffesoli. Salvador: P & A Gráfica e Editora, 2009. p. 89-94.

FERREIRA, Paulo Henrique dos Santos. Fragmentos históricos de Curuçá. 1ª Edição, volume I. Castanhal – Pará: Graf – Set, 2002.

SALES, Valéria Fernanda Sousa. Lágrimas e cachaça: a Espetacularidade do cortejo fúnebre do Frete em São João do Abade, Curuçá-PA. 2014. 117f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém do Pará, 2014.

SCHECHNER, Richard. Performance e Antropologia em Richard Schechner. Seleção de ensaios organizada por Zeca Ligiéro; [Tradução Augusto Rodrigues da Silva Júnior ... et al.] – Rio de Janeiro: Mauad X, 2012.

SOUZA, Ricardo Luiz de. A morte no Brasil: representações e práticas. Curitiba: PUCPRESS, 2020.

Publicado
2021-12-16
Seção
Etnocenologia