Demônia: a expressão da corpa gorda e de outros elementos dissidentes através do burlesco

  • Raíssa Panatieri Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo investigar como a corpa gorda (o corpo feminino gordo) e outros universos dissidentes podem ser visibilizados e potencializados através de elementos burlescos, tais como: performance autoral de curta duração, sátira, erotismo, pasties (tapa-seios) e strip-tease. Com o movimento Body Positive (imagem corporal positiva) ganhando força no século XXI através da internet, as discussões sobre a aceitação e valorização dos corpos gordos aumentaram consideravelmente. Mesmo assim ainda é raro o protagonismo de atores gordos, principalmente atrizes gordas, nos palcos e produções para grande mídia: as corpas gordas ainda não possuem a visibilidade e a recepção que alguns corpos marginalizados já estão conquistando na televisão, no cinema e nas plataformas de streaming de vídeo. Socialmente a corpa gorda é alvo de diversas violências cotidianas; entretanto, vou concentrar este estudo na relação afetivo-sexual destas corpas com os homens heterossexuais. Ao mesmo tempo em que a mulher gorda é vista como feia e inadequada para ser apresentada aos amigos e à família, sendo invisibilizada para relações de afeto público, por outro lado sua corpa é objetificada: considerada pelos homens como ideal para o sexo, em razão das grandes proporções, servindo somente para momentos sigilosos. É uma corpa que convive com a misoginia e a gordofobia, que não tem vantagens afetivas e sociais, existindo só para o prazer do outro. Através da performance “DEMÔNIA DEVORADORA DE CARALHOS” exponho essa hipersexualização e utilizo-a em meu favor, buscando transformar a subserviência, a objetificação e toda a minha corpa em potência cênica.

Referências

ARRUDA, Agnes de Sousa; MIKLOS, Jorge. O peso e a mídia: estereótipos da gordofobia. In: Líbero, São Paulo: Faculdade Cásper Líbero, nº 46, jul./dez. 2020.

CONCEIÇÃO, Giorgia Barbosa da. Qual é o lugar do Burlesco no Brasil?. In: Horizonte da Cena, 12 de junho 2018. Disponível em: https://www.horizontedacena.com/qual-e-o-lugar-do-burlesco-no-brasil/. Acesso em: 14/08/2021.

JIMENEZ, Maria Luiza Jimenez. Gordofobia: injustiça epistemológica sobre corpos gordos. In: Epistemologias do Sul, Foz do Iguaçu: Universidade Federal da Integração Latino-Americana, 2020, v. 4, n. 1, p. 144-161.

MAGALHÃES, Maria Fernanda Vilela de. Mulheres gordas nuas nas produções em arte: absurdas provocações. In.: Anais WOMEN’S WORDS CONGRESS, 13, Florianópolis, 2017.

METZ, Márcia Teresinha. Gordas, gordinhas, gorduchas: a potência cênica dos corpos insurgentes. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Artes, Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas. Porto Alegre, 2019.

WOLF, Naomi. O mito da beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.

Publicado
2021-12-20
Seção
Pesquisas de Graduação