Arquétipos brasileiros: a permanência dos personagens-tipo do Teatro de Revista no imaginário nacional

  • Leivison Silva Oliveira Faculdade de Artes Dulcina de Moraes
  • Lidia Olinto do Valle Silva Faculdade de Artes Dulcina de Moraes

Resumo

Este artigo tem como pretensão discorrer sobre os personagens-tipo do Teatro de Revista e sobre como os mesmos ficaram impregnados na cultura pop brasileira até hoje, sendo reconhecíveis em telenovelas, em filmes, na literatura, na música e no próprio teatro, ainda que diluídos em outros gêneros teatrais e em outros contextos. Pretende-se com o presente artigo lançar um olhar sobre como tais personagens-tipo surgiram, se desenvolveram e foram se fixando no imaginário nacional com a força de verdadeiros arquétipos do povo brasileiro, povo este que estava em formação naquele momento e que ansiava por uma identidade cultural própria, por se ver representado nos palcos, à revelia de uma elite que insistia (e ainda insiste) em importar modismos estrangeiros e sonhava se civilizar à francesa.

Biografia do Autor

Leivison Silva Oliveira, Faculdade de Artes Dulcina de Moraes
Leivison Silva Oliveira é ator, graduado em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (FADM). Possui também Bacharelado em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB).
Lidia Olinto do Valle Silva, Faculdade de Artes Dulcina de Moraes
Lidia Olinto tem Mestrado e Doutorado em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Pós-Doutorado pela UnB. Atualmente é professora do Departamento de Artes Cênicas da UnB e da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes.

Referências

CASCAES, Laura Silvana Ribeiro. A música e a dança no teatro de revista carioca. In: Música em Revista, Campinas, ano 1, vol. 2, p. 86-103, 2013.

CASCAES, Laura Silvana Ribeiro. Pés de anjo: o bailado no teatro de revista. In: DAPesquisa, Florianópolis, vol. 2, n.45, p. 1042-1049, 2008.

CORDEIRO, Volmir Gionei; COLLAÇO, Vera Regina Martins. Notas sobre o teatro de revista no Brasil. In: DAPesquisa, Florianópolis, vol. 2, n. 4, p. 143-150, 2007.

GOMES, Tiago de Melo. Negros contando (e fazendo) sua história: alguns significados da trajetória da Companhia Negra de Revistas (1926). In: Estudos Afro-Asiáticos, [S.l.], ano 23, n. 1, p. 53-83, 2001.

HALL, Calvin S.; NORDBY, Vernon J. Introdução à psicologia junguiana. Tradução de Heloysa de Lima Dantas. São Paulo: Cultrix, 2005. 8ª edição.

JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Tradução de Maria Luíza Appy, Dora Mariana R. Ferreira de Silva. Petrópolis: Editora Vozes, 2002. 2ª edição. 408 p. (Coleção Obras Completas de Carl Gustav Jung)

LOPES, Antonio Herculano. Performance e história (ou como a onça, de um salto, foi ao Rio do princípio do século e ainda voltou para contar a história). [S.l.]: Fundação Casa de Rui Barbosa, [s.d.].

MARQUES, Daniel. Teatro de intervenção: um resgate necessário (o teatro de revista e a política). Rio de Janeiro: UNIRIO. In: Trans/Form/Ação, São Paulo, n. 24, p. 41-46, 2001.

MOTA, Jones Oliveira. Jogos de revista: interconexões entre jogo e teatro de revista brasileiro em experiências de ensino de teatro. Salvador, 2016.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Tradução de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 2008. 3ª edição. 481 p.

REIS, Angela; MARQUES, Daniel. Eu sou meio perigoso nesta história de cacos: apontamentos sobre a atuação no teatro de revista brasileiro. In: O Percevejo – Revista de teatro, crítica e estética. Departamento de Teoria de Teatro. Programa de pós-graduação em Teatro. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Ano 12, n. 13, 2004.

SETTE, Leila Bastos. O papel do figurino no teatro de revista carioca. Rio de Janeiro: UNIRIO, n. 7, 2005.

SOLÓRZANO, Carlos; RUBIN, Don. The world encyclopedia of contemporary theatre: the Americas. Routledge: Nova York, 1996. V. 2.

SOUZA, Ingrid Constantino de. A invenção da brasilidade no Estado Novo a partir dos personagens-tipo da mulata e do malandro no teatro de revista brasileiro de 1937-1945. In: Anais da XII JORNADA de Estudos Históricos professor Manoel Salgado. Rio de Janeiro: PPGHIS/UFRJ, Vol. 3, 2017.

SOUZA, Maria Cristina de. O teatro de revista no Brasil: o samba-cancã ou a história do espetáculo. [S.l.]: [s.n.], n. 6, nov. 2004.

SUDARE, Lívia. Teatro de revista: um estudo documental sobre um teatro ignorado. In: Revista Sala Preta, [S.l], vol. 18, n. 1, 2018.

TAVEIRA, Leonardo de Mesquita. A mulata e o malandro: a caracterização do personagem-tipo na música do teatro de revista brasileiro, entre as décadas de 1880 e 1930. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2008.

VENEZIANO, Neyde. O teatro de revista no Brasil: dramaturgia e convenções. Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1991. 185 p.

VENEZIANO, Neyde. Revistando o baú revisteiro. In: O Percevejo – Revista de teatro, crítica e estética. Departamento de Teoria de Teatro. Programa de pós-graduação em Teatro. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Ano 12, n. 13, 2004.

Publicado
2021-12-20
Seção
Pesquisas de Graduação