O lugar do antigo mato grosso na história do teatro no Brasil nos séculos XIX e XX: reconfigurando operações da historiografia teatral brasileira para integrar sua trajetória no oeste do país.

  • Fabricio Goulart Moser Universidade de São Paulo

Resumo

Esse texto compartilha algumas reflexões iniciais de uma pesquisa de doutorado sobre a história do teatro no antigo Mato Grosso, séculos XIX e XX, e a busca por parâmetros que redimensionem espacialmente versões hegemônicas da história do teatro no Brasil nesse período e que de algum modo integrem a sua narrativa a trajetória do teatro na fronteira Oeste do país.

Biografia do Autor

Fabricio Goulart Moser, Universidade de São Paulo
Ator, diretor, profesor e pesquisador do teatro.

Referências

BALME, Christopher. “Histórias globais do teatro: modernização, esferas públicas e redes teatrais transnacionais”. In: Rotas de teatro: entre Portugal e Brasil / Maria Helena Werneck, Angela de Castro Reis (org.) – Rio de Janeiro: 7Letras, 2012.

BRANDÃO, Tania. Ora direis ouvir estrelas: historiografia e história do teatro brasileiro. In: Latin American Theatre Review, 2002.

DUBATTI, Jorge. El Teatro Teatral. Buenos Aires: Universidade Autônoma, 2010.

GUSMÃO, Henrique Buarque de. Historiografia teatral brasileira do século XX. Ementa da Disciplina. Universidade Federal do Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em História Social (UFRJ/PPGHIS), 2020.

MOSER, Fabricio G. Aspectos do teatro no Oeste do Brasil: Notas para a história do Teatro Sul-mato-grossense. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

PATRIOTA, Rosangela, GUINSBURG, J. Teatro Brasileiro: Ideias de uma História. São Paulo: Perspectiva, 2012.

A Imprensa de Cuyabá, 22/09/1864.

Publicado
2021-12-16
Seção
História das Artes e do Espetáculo